As ruas de Sanya, na China, recebem pela primeira vez a emoção da Fórmula E no próximo sábado, 23 de março. Na segunda corrida consecutiva em solo asiático, a DS TECHEETAH espera concretizar a vitória que lhe escapou nos últimos metros em Hong Kong.
Mark Preston, Team Principal da DS TECHEETAH, espera ter uma melhor corrida em Sanya. “Em Hong Kong Jean-Éric Vergne voltou a ter outra corrida cheia de infortúnios, infelizmente de difícil recuperação. Ele é um piloto talentoso e é frustrante para ele não poder estar lá no topo da classificação, lutando na frente, local onde ele pertence. Foi bom ver o André Lotterer a voar na frente da corrida, a definir o ritmo da prova, mesmo com o piso molhado. A corrida era dele e merecia a vitória. Vamos pegar em tudo o que positivo se passou e fazer tudo para que possamos ter uma boa corrida em Sanya”.
Em Sanya, a DS TECHEETAH vai correr em casa, dado que a equipa é detida pela China Media Capital (CMC), empresa que investe em diversas áreas de negócio ligadas às novas tecnologias, media e desporto.
A entrada no mercado da região Ásia-Pacífico constitui uma aposta estratégia da Efacec. A parceria com a CMC oferece todas as condições para a Efacec elevar a notoriedade da marca e conquistar novos negócios na região.
A China constitui um dos principais mercados da área da mobilidade elétrica a nível mundial, representando mais de metade do mercado global de veículos e carregadores elétricos. No final de 2017 a China já dispunha de mais de 400 mil estações de carregamento, o que demonstra a aposta contínua no desenvolvimento de infraestruturas públicas e privadas neste domínio.
Efacec com presença histórica na China
A Efacec está na China desde 1994, com um foco inicial na área de transformadores, atualmente reforçado com uma aposta crescente na mobilidade elétrica.
A empresa foi uma das primeiras companhias internacionais a investir na China aquando da abertura do mercado chinês a investimento direto externo, em 1992. Em 1993 o grupo criou a empresa Efacec Oriente, localizada em Macau, e lançou uma empresa dedicada ao fabrico de transformadores de distribuição. A partir de Macau, a Efacec desenvolveu cerca de 6 mil unidades destinadas a este território e a outros países do sudeste asiático. A partir de Portugal foram exportados para esta região do globo mais de 10 mil transformadores de distribuição.
Em 1994 a Efacec integrou uma joint-venture industrial, criada na Manchúria, para a produção de transformadores de distribuição e de potência, destinados aos mercados chinês e internacional. O investimento nas duas fábricas de transformadores constituiu um contributo da Efacec para a economia local e uma forma para o desenvolvimento de uma plataforma para servir esta região do globo.
No que concerne a soluções de mobilidade, o mercado chinês constitui uma aposta da Efacec, materializada já com o fornecimento de centenas de carregadores para veículos elétricos. A maior ponte do Mundo – Zhuhai – Macau – Hong Kong está equipada com um carregador rápido da Efacec. Nota ainda para o facto de Macau ter sido a primeira instalação de um sistema para a gestão de rede de carregamento para veículos elétricos desenvolvida pela Efacec.
Pioneira na Mobilidade Elétrica e líder mundial em carregamento ultrarrápido
A Efacec está a comemorar um ano desde a inauguração da unidade industrial da mobilidade elétrica, materializando a forte aposta da empresa nesta área. Nos últimos 12 meses a mobilidade elétrica cresceu 100% em volume de negócio, atingindo os 36 milhões de euros em 2018. Foram ainda recrutadas mais de uma centena de pessoas para reforçar a equipa dedicada a esta área.
A Efacec disponibiliza uma gama completa de carregadores de carga lenta, rápida, ultrarrápida e wireless, para os segmentos privado e público.
Alinhada com o plano estratégico Efacec 2020, que constitui a base para o novo ciclo da empresa, iniciado em outubro de 2015, a nova unidade de mobilidade elétrica reflete a aposta em I&D, inovação e engenharia de produto. Esta abordagem permitiu à empresa lançar novos projetos, nomeadamente soluções de carregamento com storage incluído, soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e frotas, soluções de carregamento para frotas de camiões e evoluir a gama de alta potência.
A empresa está a participar, de forma ativa em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão localizadas, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.