A última prova da temporada de Fórmula E em território europeu realiza-se no próximo dia 22 de junho, em Berna, na Suíça. A DS TECHEETAH chega a esta corrida na liderança na competição, com 25 pontos de avanço sobre o seu mais direto adversário na classificação por equipas, enquanto os pilotos Jean-Éric Vergne e André Lotterer ocupam o 1.º e 3.º lugares da classificação de pilotos, respetivamente.
Jean-Éric Vergne afirma: “Terminei no 3.º lugar em Berlim e continuo a liderar o campeonato. Quero deixar um grande obrigado à equipa, que fizeram “horas extraordinárias” para encontrar o problema que tínhamos no carro e resolveram-no. Tive um carro incrível na corrida e foi muito divertido começar do oitavo lugar e subir até chegar ao pódio. Adorei esta corrida”.
André Lotterer afirma: “É justo dizer que a corrida de Berlim não foi o melhor dia da minha carreira. O fim-de-semana começou muito bem quando eu estava a ser o piloto mais rápido na sessão de treinos mas cometemos um erro na sessão de qualificação, o que fez com que tivesse de começar na parte de trás da grelha de partida. A corrida estava a ser divertida, com várias ultrapassagens que me levaram até ao 11.º lugar mas depois tive um problema na bateria e tive de acabar a corrida mais cedo. O lado positivo é o facto de estar ainda em boa posição no campeonato e temos um carro rápido. Estou ansioso pela prova de Berna”.
Efacec leva novo grupo de jovens aos bastidores da Fórmula E
Tal como aconteceu no E-Prix de Berlim, um grupo de cinco jovens, vencedores da iniciativa Fórmula Efacec, vai ter a oportunidade de viver a competição de perto, acompanhando a equipa DS TECHEETAH durante a prova em Berna. A Fórmula Efacec, promovida pela empresa em abril, recebeu mais de 1.200 candidaturas de alunos universitários e recém-graduados em diversas áreas, que apresentaram as suas ideias sobre o futuro da energia, mobilidade e ciência. Para além da experiência dada aos cinco vencedores de conhecerem de perto a Fórmula E, a iniciativa vai proporcionar aos alunos participantes oportunidades de estágios curriculares e de verão, teses de Mestrado e o Programa de Trainees da Efacec.
Efacec apoia transição da Suíça para a mobilidade elétrica
Presente na Suíça há 20 anos, a Efacec tem na mobilidade elétrica uma das principais apostas neste mercado europeu. Para isso, contribui a aposta do país em fazer a transição para a mobilidade elétrica, materializada no projeto “Roadmap E-Mobility 2022”, lançado em 2018. Um dos objetivos da iniciativa é atingir 15% de quota de novos veículos de passageiros registados na categoria “recarregáveis”, que inclui veículos 100% elétricos e híbridos plug-in, até 2022.
A Efacec está a contribuir para a materialização deste objetivo através da recente criação do Digital Hub, uma incubadora corporativa para empresas digitais. Em abril foi incorporada a primeira startup corporativa, a Smart Digital eMobility” (SmaDeM), que aproveitou o conhecimento da Efacec nas áreas dos veículos elétricos e de energia. Esta startup está focada no fornecimento de soluções digitais para a mobilidade elétrica, com equipamentos agnósticos e preparados para o futuro, numa plataforma holística robusta e segura. A Suíça foi um dos primeiros países a confiar na SmaDeM para o fornecimento do sistema de gestão de pontos de carregamento (Charge Point Management System – CPMS).
A Efacec está a apostar fortemente na área da mobilidade elétrica, disponibilizando uma gama completa de carregadores de carga lenta, rápida e ultrarrápida, para os segmentos privado e público.
A nova unidade de mobilidade elétrica da Efacec, inaugurada em 2018, reflete a aposta na capacidade produtiva, I&D, inovação e engenharia de produto. Esta abordagem permitiu à empresa lançar novos projetos, nomeadamente soluções de carregamento com storage incluído, soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e de frotas, estando também a trabalhar em soluções de carregamento para frotas de camiões evoluindo, ao mesmo tempo, a gama de alta potência.
A empresa está a participar, de forma ativa, em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.