O Projeto 5Growth, parte integrante da terceira fase da Iniciativa Parceria Público-Privada de Infraestrutura 5G do Horizonte 2020, visa capacitar as indústrias verticais com soluções 5G automáticas e inteligentes. O 5Growth procura reforçar, através de testes no terreno, o desempenho do sistema 5G implementado em indústrias verticais e otimizar o desempenho, utilizando soluções de automatização e Inteligência Artificial. Nove casos de estudo em três setores-piloto, nomeadamente, Indústria 4.0, Transportes, e Energia, serão testadas em quatro localizações em Espanha, Itália e Portugal. O projeto, lançado em junho de 2019, é dirigido por um consórcio de 21 parceiros de sete países europeus, e tem a duração de dois anos e meio, até ao final de 2021. O projeto recebeu financiamento da União Europeia no valor de 14,1 milhões de euros.

O consórcio inclui fornecedores globais (Ericsson, InterDigital, NEC, Nokia), operadores (Altice, Telecom Italia, Telefonica), indústrias verticais (COMAU, EFfacec, INNOVALIA), PME (Mirantis, Nextworks, Telcaria), e institutos de investigação e universidades (CTTC, Instituto de Telecomunicações, National and Kapodistrian University of Athens, Politecnico di Torino University, Scuola Superiore Sant’Anna and University Carlos III of Madrid).

O 5Growth é parte do 5G-PPP do Horizonte 2020, uma iniciativa conjunta entre a Comissão Europeia e a indústria europeia das TIC, que tem como objetivo fornecer soluções, arquiteturas, tecnologias e standards para a geração de infraestruturas de comunicação da próxima década.

A visão do 5Growth é a de capacitação de indústrias verticais, como a Indústria 4.0, Transportes e Energia, com soluções completas ligadas à Inteligência Artificial e 5G, que permitam a estas indústrias alcançar as suas metas de desempenho empresarial. O 5Growth irá automatizar o processo de apoio a diversas indústrias verticais, através de:

  1. Um frontend orientado para indústrias verticais, fornecendo um ponto de entrada e de interface comum, e um avançado portal de apoio ao cliente, encarregado de cruzar empresas com plataformas 5G, capaz de receber os pedidos e formar os respetivos network slices, ou seja, um tipo de arquitetura de rede virtual;
  2. Automação de circuito fechado e controlo SLA para gestão vertical do ciclo de vida do serviço;
  3. Uma rede completa de soluções de Inteligência Artificial que conjuntamente otimize recursos fornecidos em todos os segmentos da rede e aplicação (acesso, transporte, core, cloud, edge e fog), transversal a múltiplas tecnologias e domínios.

O principal objetivo do 5Growth é o reforço técnico e empresarial das tecnologias 5G do ponto de vista das empresas, baseado em testes no terreno em localizações das empresas (TRL 6-7) para aumentar a exploração de oportunidades em produtos, serviços e mercados e, consequentemente, a economia e sociedade em geral. Vários casos de utilização de indústrias serão testados no terreno em quatro localizações detidas pelas empresas, numa colaboração próxima dos fornecedores e operadores do projeto. O 5Growth irá impulsionar os resultados da fase 2 do 5G-PPP, na qual soluções de slicing, virtualização e soluções multi-domínio para a criação e provisionamento de serviços estão a ser desenvolvidas e confirmadas por Validação do Conceito, como por exemplo, 5G-Transformer e 5G-Monarch.

Duas plataformas 5G ICT-17-2018 completas, 5G EVE e 5G-VINNI serão integradas nos testes da plataforma 5Growth, de forma a demonstrar possibilidades de utilização vertical específicas do 5Growth.

No que diz respeito ao impacto nos organismos de padronização (standardization bodies – SDOs), para além do impacto em padrões orientados para as indústrias (por exemplo, EN50126 (IEC62278) para sinalização ferroviária), as empresas verticais do consórcio terão também a oportunidade de influenciar a padronização do 5G em curso, ao promover o envolvimento de especialistas em organismos de padronização relevantes, como ETSI MEC, ETSI NFV, ETSI ENI, ITU-T FG ML5G/NET2030. O 5Growth mantém o espírito de software livre do 5G-Transformer, pelo que também se prevê impacto nesta área.

Para saber mais:

Site do Projeto:
http://5growth.eu/

Redes Sociais:

Twitter: @5growth_eu
Instagram: @5growth_h2020
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/5growth-project/