A Efacec foi selecionada para o contrato de engenharia, compra e construção (EPC) para operação e manutenção (O&M), de uma central solar de 41 MWp, localizada em Metoro, norte de Moçambique. Inserida numa área de cerca de 138 hectares, esta infraestrutura possui uma capacidade de produção de 68 GWh por ano. A central solar deverá iniciar a produção de energia no final de 2020.
Será a central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique até à data e um projeto emblemático para a Efacec, que opera em Moçambique há mais de 20 anos, reforçando assim a presença no mercado e na região.
O projeto foi desenvolvido pela Neoen, conjuntamente com EDM, através da empresa “Central Solar Metoro”.
O contrato inclui o fornecimento do EPC completo, incluindo a interconexão em alta tensão à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção da central.
Esta central contribui para o alcance dos objetivos de Moçambique na diversificação das fontes de energia e na descentralização da sua geração, com o objetivo de dar acesso a energia a 100% da população Moçambicana até 2030.
A energia gerada será vendida através de um Contrato de Compra de Energia (PPA) contratado com a EDM.
A Efacec desenvolve soluções para sistemas solares, incluindo autoconsumo, sistemas híbridos e instalações fotovoltaicas de grande escala, em regime chave na mão. A Efacec posiciona-se como um ator principal no setor de energia, com cerca de 300 MW instalados em todo o mundo e 133 MW em O&M.