A Efacec lança a hop.in, a plataforma de inovação de inovação aberta (open innovation) dirigida a empreendedores, start ups, investigadores, PMEs, clientes, colaboradores, parceiros e a todos aqueles que têm como objetivo a co-criação de soluções nas áreas de energia, mobilidade e meio ambiente. Colaboração, diversidade e desafio permanente são os principais motores da nova plataforma hop.in abrindo o caminho para um futuro mais sustentável que combina as competências das equipas Efacec e dos seus parceiros estratégicos de modo que, juntos, se tornem mais ágeis e relevantes no ecossistema da inovação.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de abril e os candidatos podem submeter as suas ideias para resolver os desafios propostos pela Efacec em https://hop-in.efacec.com/ em quatro categorias diferentes: LEGO WAREHOUSE – Setting up a Configurable Warehouse, Smart Analytics Toolkit, All-in-One Vehicle Location System e SPADA – Space Data Analytics, nas áreas de logística, automação, transporte e espaço respetivamente. As propostas serão avaliadas por uma equipa multidisciplinar da Efacec e as propostas escolhidas terão acesso a uma parceria a longo prazo, validação da solução, oportunidade de negócio sustentável e à experimentação, exposição e expansão junto da Efacec. A Hop.in foi apresentada hoje ao mercado nacional e internacional num evento digital que contou com um painel de especialistas nas áreas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, destacou que “A Hop.in encoraja a sociedade civil, a pensar, a construir e a implementar o futuro da tecnologia e da inovação. Porque acreditamos que individualmente, podemos sonhar com um amanhã melhor, mas juntos temos o poder de o construir! E sem limites. E é disso que trata o propósito da Efacec: conceber um futuro mais inteligente para uma vida melhor para nós e para as gerações vindouras”.

Sandra Pombo, Diretora de Marca e Comunicação e Corporate Affairs Officer da Efacec, destacou a importância do Propósito na liderança e gestão das organizações, nomeadamente em termos de impacto e para o alcance dos objetivos. Nuno Silva, CTO da Efacec, abordou a inovação e as soluções e sistemas de ponta que integram o quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, e que respondem aos principais desafios da sociedade atual, nomeadamente a economia azul, a descarbonização e a digitalização, pilares estratégicos para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis, sobre os quais a Efacec baseia toda a sua atividade.

Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business and Economics, uma das referências incontornáveis a nível mundial no sector da inovação social e empreendedorismo, distinguido com o prémio Social Innovation Thought Leader 2019, pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, foi o keynote speaker da sessão e abordou a necessidade de alavancar o ecossistema da inovação sustentável, quebrando as fronteiras das práticas tradicionais para inspirar os membros do ecossistema a criar valor acrescentado para os mercados através da inovação aberta. No Painel C.Novation, de co-criação, colaboração, criatividade e desafio, juntaram-se: Jorge Portugal, Diretor geral da COTEC, Filipe Araújo, Vice-Presidente e Diretor de Inovação da Câmara Municipal do Porto, Tomás Archer de Carvalho, Diretor de Inovação da imatch, Débora Campos, CEO e fundadora da AgroGrin Tech e Andrea Rubei, COO da Microsoft Portugal. Hugo Campelo, Diretor de Tecnologia da Efacec, moderou a conversa que permitiu enriquecer o ecossistema de inovação desde pontos de vista diferentes: público, privado, start-ups, gigantes da tecnologia e conhecer melhor como estas sinergias convivem no desenvolvimento de soluções inovativas para o futuro.

O evento contou ainda com a participação do street artist Filipe Granja (mynameisnotSEM) que, de forma disruptiva, personalizou o carregador elétrico da Efacec QC60, recentemente lançado no mercado juntamente com outra soluções de carregamento de veículos elétricos no início de 2021, metaforizando a criatividade e a inovação que a Efacec procura imprimir nas áreas da sustentabilidade, energia e mobilidade com a nova hop.in.

Referencias
TSF – Negócios em Português – 20/04/2021