Os resultados do projeto SCALE – Scalable Centralized Grid Protection, Automation and Control, cofinanciado pela Compete2020, foram apresentados pela Efacec, líder do consórcio, e copromotores, dia 22 de junho, no auditório da Efacec, na Arroteia.
A apresentação de resultados incluiu a demonstração da solução de desenvolvimento de uma plataforma para a subestação de distribuição digital do futuro, que permite controlar, gerir e monitorizar as redes de média tensão de modo mais flexível, seguro, fiável e autónomo.
Esta plataforma reside num sistema centralizado, com menor complexidade, de fácil uso para os utilizadores. Ao mudar o paradigma da proteção e controlo, o sistema permite atualizar e instalar aplicações com facilidade, suportando a implementação de novas soluções, expansões e atualizações over-the-air (remotamente), de forma rápida e ao ritmo da exigência da rede no que diz respeito à transição energética.
Ao incluir sensores que comunicam dados a alta velocidade, esta solução inovadora está alinhada com as mais recentes tendências do negócio e da digitalização do setor. Vem ainda dar maior competitividade aos operadores, permitindo gerir a rede de forma mais eficiente e reduzir os custos da operação e manutenção do sistema. Esta é mais uma demonstração do posicionamento da Efacec enquanto um dos principais players no desenvolvimento de soluções rumo à digitalização.
Esta solução centralizada foi validada de forma intensiva, com recurso a testes laboratoriais, recorrendo a uma plataforma de teste HIL (Hardware-In-the-Loop) e a simulação em tempo real de modelos da rede elétrica de distribuição.
Com produtos e sistemas presentes em mais de 60 mercados, a Efacec tem sido distinguida pela criação de valor no setor energético, graças a uma aposta contínua em I&D, nomeadamente subestações, digitalização do station-bus e process-bus, gestão de ativos e cibersegurança.
A Efacec, líder do projeto, trabalhou em parceria com a ARMIS, INESC TEC e IT Aveiro, e contou ainda com a participação da E-REDES e do INESC-ID. O projeto SCALE envolveu um investimento na ordem dos dois milhões de euros, tendo sido concluído no primeiro semestre de 2023.