O evento de encerramento do projeto Grid’s Predictive Management Considering Distributed Energy Resources (GPDER+), liderado pela Efacec e cofinanciado pelo Compete2020, decorreu no dia 29 de junho, em formato digital.
O workshop online contou com a participação de quase uma centena de profissionais, com a intervenção de Paulo Viegas, responsável do projeto da Efacec, Luís Gonçalves, da Armis, José Andrade e Jorge Pereira, do INESC-TEC. As sessões de abertura e de encerramento estiveram a cargo de Miguel Gomes, da Efacec.
Ao longo do evento, foram destacados os benefícios que vão permitir simplificar os desafios da rede eléctrica e dos sistemas de apoio à decisão nas salas de controlo das redes de distribuição. Espaço ainda para a apresentação das soluções que podem fazer face às alterações climáticas e promover a utilização de energias renováveis de uma forma cada vez mais eficiente e fiável.
A Efacec, enquanto promotor líder do projeto GPDER+, investigou e desenvolveu um Sistema SCADA/DMS dedicado à Gestão Preditiva da Rede de Distribuição, assim como uma Plataforma DRMS (Demand Response Management System), com o objetivo de implementação de novos modelos de negócio para a Gestão de Recursos Energéticos Distribuídos (DER) operados por diferentes entidades.
Futuramente, está prevista a realização de um teste piloto, em ambiente real, com o intuito de promover uma utilização mais eficiente dos recursos renováveis à disposição de uma rede de distribuição. Assim, será possível contribuir para a diminuição da pegada de carbono associada à produção e transporte de energia elétrica a partir de fontes de origem fóssil.
O GPDER+ foi desenvolvido em parceria com os copromotores INESC-TEC, ARMIS e PH Energia e implementado ao longo de 30 meses, envolveu um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, tendo sido desempenhadas tarefas de investigação e desenvolvimento experimental, de promoção e divulgação de resultados e de gestão e coordenação do projeto.