Evitando a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano.

Foi inaugurado a 29 de setembro um dos maiores projetos portugueses de energia solar fotovoltaica em Alcoutim, que vai assegurar o fornecimento de energia a mais de 80 mil habitações e evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano.

A Galp, promotora do projeto solar fotovoltaico de Alcoutim, demonstra novamente a confiança nas soluções da Efacec, através da conceção e construção da Subestação do Viçoso de 150/30 kV, que tem uma capacidade de injeção até 150MVA na rede elétrica nacional, provenientes das Centrais Fotovoltaicas do Viçoso, São Marcos, Pereiro e Albercas.

Esta é a segunda subestação em muito alta tensão (MAT) construída pela Efacec para a Galp, depois da Subestação de Moimenta da Beira de 400kV com capacidade para 88MVA.

No âmbito dos trabalhos da subestação, foi igualmente desenvolvido e fornecido o Transformador Modular (Modular Systems) de 150 MVA, 150/30 kV, premiado em 2021 com um Red Dot Design Award, na subcategoria Industrial Equipment, Machinery and Automation. Este foi o primeiro projeto realizado em Portugal com esta inovadora tecnologia, que permite que um equipamento possa receber novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente, sem comprometer a performance ou arquitetura geral.

Através da conceção e construção da Subestação do Viçoso bem como o fornecimento do Transformador Modular de 150MVA, a Efacec assegurou a ligação deste grande projeto fotovoltaico da Galp à rede elétrica, contribuindo para o cumprimento das exigentes metas de descarbonização do país. A Subestação do Viçoso é para a Efacec uma oportunidade de demonstrar em território nacional o trabalho que a empresa tem desenvolvido internacionalmente e pelo qual se tem destacado.” afirma Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec.
.