De 20 a 23 de outubro, a cidade do Porto acolhe a 25.ª edição do EuroDoble, um fórum destinado à partilha e discussão das melhores práticas na manutenção, proteção e gestão de redes elétricas, centrais elétricas e instalações industriais na Europa. A abertura dos trabalhos estará a cargo do Diretor de Tecnologia e Inovação, Nuno Silva, com uma intervenção subordinada ao tema “Responder aos desafios das Redes do Futuro”, que constitui o tema de fundo da edição deste ano do EuroDoble.
Para Nuno Silva, “o panorama global das redes elétricas é marcado pela existência de desafios na sua operação e no planeamento pela integração de fontes de energia renovável intermitentes em larga escala, centralizadas ou descentralizadas, e pela eletrificação da mobilidade de pessoas e bens. Estes desafios abrem oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para responder a estas novas realidades”.
A Efacec e a Doble Engineering Company, entidade promotora deste fórum e empresa líder no desenvolvimento de soluções de sensorização e digitalização, têm trabalhado em parceria no desenvolvimento de soluções de gestão digital de ativos.
Com um vasto histórico de fornecimento de soluções inteligentes para o setor de energia, a Efacec e a Doble têm trabalho juntas, desde 2018, no desenvolvimento de tecnologia que forneça dados sobre os transformadores em tempo útil, tornando possível a tomada de decisão mais rápida e eficaz. O trabalho desenvolvido no âmbito desta parceria vai permitir aos clientes obter informação em todas as etapas do ciclo de vida do equipamento, minimizando as possíveis falhas e obtendo um melhor retorno em investimentos na gestão dos transformadores.
As duas equipas criaram assim uma gama de pacotes de monitorização e diagnóstico de condição digital para atender às necessidades de todos os clientes nos principais setores de energia, incluindo transmissão, distribuição, renováveis, indústria e geração, combinando informação relevante e sincronizada, com análise especializada e serviços de alta qualidade. As soluções foram projetadas para serem adaptadas a transformadores de potência novos ou já existentes, ajudando o cliente a entender melhor a condição real dos equipamentos e, ao mesmo tempo, permitir uma gestão otimizada do seu desempenho.
A participação da Efacec no EuroDoble 2019 inclui a presença de quadros da empresa como oradores, nomeadamente Américo Guerreiro, Responsável de Cibersegurança, com uma intervenção dedicada a “Big Data” e cibersegurança (The importance and challenges of implementing cybersecurity on a multi-nation, multi-business, century old company); Rogério Paulo, Responsável da Divisão PAC, que vai participar numa sessão sobre proteção e controlo (Digital substation architectures today and future Outlook); e Cipriano Lomba, Coordenador de Tecnologia e Inovação, que falará sobre smart cities (The key to decarbonize the future).
O EuroDoble 2019 terá como atividade final uma visita às instalações da Efacec, com particular ênfase na linha de produção de transformadores.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.