A Fórmula E está de volta à cidade de Paris. Pelo 4.º ano consecutivo, a “Cidade-Luz” acolhe a emoção desta prova automobilística 100% elétrica disputada exclusivamente em circuitos citadinos. O E-Prix parisiense vai passar por zonas emblemáticas da cidade, nomeadamente a zona de “Les Invalidades” no dia 27 de abril.
Paris será um E-Prix especial para a DS TECHEETAH. Para além de partir para esta prova na liderança na classificação por equipas, a fabricante DS Automobiles corre em casa e não faltará motivação a Jean-Éric Vergne para tentar reeditar a vitória conquistada no ano passado.
Jean-Éric Vergne recorda que a prova em Roma foi um dia exigente para si. “Consegui fazer uma boa corrida depois de ter começado na 16.ª posição na grelha depois de uma má qualificação, onde tivemos um pequeno problema técnico. Foi uma boa recuperação e geri da melhor maneira para assegurar a volta mais rápida mas depois recebi uma penalização que me colocou fora dos pontos. Apesar de tudo isso, tivemos uma corrida muito boa com o André Lotterer a terminar em 2.º lugar com pontos importantes para a equipa. Apenas nos falta terminar com os dois carros no pódio em Paris. Isso seria fantástico”, afirma o campeão em título.
Talentos portugueses da área da engenharia vão conhecer os bastidores da Fórmula E
Após um dia preenchido, que reuniu em Lisboa 150 jovens para pensar o futuro da mobilidade, do ambiente e da energia, foram conhecidos sete dos nove vencedores da “Fórmula Efacec”, um desafio lançado pela Efacec junto de alunos do ensino superior e recém-graduados das áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática. Os melhores candidatos foram premiados com a ida a uma corrida de Fórmula E ao longo da temporada 5 da competição.
Ao longo do dia, os jovens foram convidados a responder a diferentes desafios de forma criativa e trabalhando em equipa, assim como apresentaram as suas ideias para o futuro sob a forma de um pitch individual.
Durante a etapa final desta iniciativa, os participantes tiveram oportunidade de ver de perto o carro usado pela DS TECHEETAH e de trocar impressões com o piloto André Lotterer e com o Team Principal Mark Preston. O piloto alemão, atualmente em 3.º lugar na classificação geral, deu conta que “para ser campeão, é claro que é preciso motivação, mas ficar no topo é muito mais difícil. É preciso sempre trabalhar no duro. Aprendi desde cedo a pressão da competição e das vitórias, vai tornando-se um ambiente natural. Conduzir até é talvez a parte mais fácil. Temos muito trabalho de casa para preparar as corridas, dá-nos confiança. A DS TECHEETAH é uma equipa pequena comparada com outras equipas mas conseguimos coisas muito boas”.
Efacec “dá” luz à Torre Eiffel e está a apoiar a mobilidade elétrica
França constitui um mercado estratégico para a Efacec, tendo representado, nos últimos três anos, mais de 60 milhões de euros de encomendas. A empresa trabalha com os principais operadores da rede energética do país há várias décadas, fornecendo transformadores e aparelhagem elétrica. Em particular em Paris, uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, a tecnologia Efacec está presente, por exemplo, no fornecimento do posto de transformação elétrico de um dos maiores ícones da cidade – a Torre Eiffel – e de aparelhagem de média tensão e transformadores de distribuição para o Aeroporto Charles de Gaulle.
Outro segmento de tecnologia de ponta que conta com a intervenção da Efacec é o setor aeroespacial, segmento com o qual a empresa trabalha há mais de 15 anos. Atualmente a Efacec está a desenvolver, entre outros equipamentos, a 3ª geração do seu monitor de radiação para a missão JUICE que irá ser lançada em 2022 e orbitar o planeta Júpiter em 2029, um projeto desenvolvido para a Airbus, sediada em Toulouse, em parceria com a Agência Espacial Europeia.
A descarbonização da economia e a adoção de formas de mobilidade sustentáveis do ponto de vista ambiental são desafios da atualidade. O governo francês pretende dar o exemplo e está a procurar fazer uma transição forte para mobilidade elétrica ao estabelecer como objetivo ter um milhão de veículos elétricos até 2022. O projeto inclui ainda os objetivos de eletrificar 50% das frotas municipais em três anos e investir 700 milhões de euros para a produção de baterias para veículos elétricos nos próximos cinco anos.
O mercado de mobilidade elétrica em França está em expansão, registando-se em 2018 um crescimento de cerca de 42% face a 2017, com mais 165 mil veículos elétricos registados. Pioneira da área da mobilidade elétrica e uma referência global em soluções de carregamento rápido e ultrarrápido para veículos elétricos, a Efacec está atenta ao mercado francês. Em perspetiva estão oportunidades na área da mobilidade elétrica com fabricantes automóveis, utilities e petrolíferas.
A Efacec está a participar, de forma ativa em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão localizadas, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.