Soluções de energia e de mobilidade da Efacec presentes em Hong Kong e Macau desde a década de 1990.
Depois de passar pelo Médio Oriente, Norte de África e América Latina, a emoção da Fórmula E ruma à Ásia. A primeira paragem acontece no dia 10 de março, em Hong Kong, uma corrida icónica na qual a DS TECHEETAH vai procurar ter uma corrida livre de incidentes e conquistar mais pontos para continuar a subir na classificação geral de pilotos e por equipas.
A corrida anterior, na Cidade do México, voltou a ser um desafio para a DS TECHEETAH. André Lotterer terminou no 5.º lugar após uma grande prova, gerindo da melhor maneira a energia do seu monolugar e o seu posicionamento durante toda a corrida. Jean-Éric Vergne foi atingido por outro piloto envolvido num acidente que condicionou o seu desempenho final, acabando a corrida na 13.ª posição. Agora em Hong Kong o desafio passa por ter um desempenho positivo e por conquistar pontos valiosos, um ingrediente-chave nos seus esforços para conquistar outro título de campeão.
Para além do desempenho nas ruas de Hong Kong, a DS TECHEETAH vai participar na “FIA Smart Cities Initiative”, que terá lugar na véspera do E-Prix. Esta iniciativa vai reunir especialistas nas diferentes áreas da mobilidade sustentável, autoridades nacionais e locais, centros de excelências, players da indústria da mobilidade e membros da FIA para discutir soluções de mobilidade mais limpas, seguras e sustentáveis. Mark Preston, Team Principal da DS TECHEETAH vai ser orador no painel “Formula E Insights – Advancing Electrification in Racing”. Os participantes na sessão vão ter ainda a oportunidade de fazer uma visita pela box da equipa, conhecer o circuito e assistir ao shakedown.
A Efacec, parceira da DS TECHEETAH, contribui, ativamente, para o desenvolvimento de soluções para smart cities, criando o Smart City Concept by EFACEC: um ecossistema inteligente capaz de integrar diferentes tecnologias e sistemas presentes nas cidades. Esse ecossistema de recolha, processamento e correlacionamento de informação atualizada de todos os subsistemas, atua de forma simbiótica para tomar decisões em tempo real. As inovadoras soluções de IT, juntamente com os serviços digitais de acesso fácil à comunidade, aumentam a eficiência energética e ambiental de cada cidade, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.
Para a empresa, não existe o conceito de grande ou pequena cidade: existe o conceito de sustentabilidade urbana, em que todas as infraestruturas e equipamentos são monitorizados e ligados a um centro de operação e comando, através de sistemas de comunicação, para recolha de dados em tempo real.
Efacec com presença histórica em Macau e Hong Kong
A Efacec está em Macau e Hong Kong desde a década de 1970 através do fornecimento de soluções de energia (aparelhagem de média tensão e transformadores de distribuição), de mobilidade (carregadores para veículos elétricos) e de smart cities.
Em Macau, pela ligação histórica que Portugal teve com este território, a Efacec destacou-se pelo fornecimento de soluções de aparelhagem de média tensão, presentes em dois dos mais emblemáticos marcos locais – a Torre de Macau e o Hotel Lisboa. Ao nível de transformadores, a Efacec iniciou operações na fábrica de transformadores de distribuição de Macau em 1991, desenvolvendo cerca de 6 mil unidades destinados a este território e a outros países do sudeste asiático. A partir de Portugal foram exportados para esta região do globo mais de 10 mil transformadores de distribuição.
No que concerne a soluções de mobilidade, a maior ponte do Mundo – Zhuhai – Macau – Hong Kong está equipada com um carregador rápido da Efacec. A Efacec tem atualmente mais de 100 carregadores instalados em Macau e Hong Kong. Nota ainda para o facto de Macau ter sido a primeira instalação de um sistema para a gestão de rede de carregamento para veículos elétricos desenvolvida pela Efacec.
A entrada no mercado da região Ásia-Pacífico constitui uma aposta estratégia da Efacec. A parceria com a China Media Capital, detentora da equipa DS TECHEETAH FE Team, oferece todas as condições para a Efacec elevar a notoriedade da marca e conquistar novos negócios na região.
Recorde-se que a China constitui um dos principais mercados da área da Mobilidade Elétrica a nível mundial, representando cerca de metade do mercado global de veículos e carregadores elétricos. No final de 2017 a China já dispunha de mais de 400 mil estações de carregamento, o que demonstra a aposta contínua no desenvolvimento de infraestruturas públicas e privadas neste domínio.
Pioneira na Mobilidade Elétrica e líder mundial em carregamento ultrarrápido
A Efacec está a comemorar um ano desde a inauguração da unidade industrial da mobilidade elétrica, materializando a forte aposta da empresa nesta área. Nos últimos 12 meses a mobilidade elétrica cresceu 100% em volume de negócio, atingindo os 36 milhões de euros em 2018. Foram ainda recrutadas mais de uma centena de pessoas para reforçar a equipa dedicada a esta área.
A Efacec disponibiliza uma gama completa de carregadores de carga lenta, rápida, ultrarrápida e wireless, para os segmentos privado e público.
Alinhada com o plano estratégico Efacec 2020, que constitui a base para o novo ciclo da empresa, iniciado em outubro de 2015, a nova unidade de mobilidade elétrica reflete a aposta em I&D, inovação e engenharia de produto. Esta abordagem permitiu à empresa lançar novos projetos, nomeadamente soluções de carregamento com storage incluído, soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e frotas, soluções de carregamento para frotas de camiões e evoluir a gama de alta potência.
A empresa está a participar, de forma ativa em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão localizadas, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.