A terceira Assembleia Geral (AG) da Associação Aliança para a Transição Energética (AATE) realizou-se no passado dia 18 de dezembro, na sede da AATE, na Arroteia, em Matosinhos, e contou com um número elevado de representantes dos Associados da AATE, também copromotores da Agenda ATE – Aliança para a Transição Energética.
A AG teve como foco principal a eleição dos novos Órgãos Sociais da AATE, os quais representarão os associados nos próximos 3 anos, e vão acelerar o processo de capacitação da Associação, com uma equipa operacional experiente para assegurar a gestão operacional, a comunicação e a aceleração de negócios disruptivos da Agenda ATE.
Como resultado das eleições, a Efacec irá liderar a Direção da AATE, juntamente com o INESC-TEC e com a ENEIDA; o INEGI e a ENGING foram nomeados para a Mesa da Assembleia; e a SONAE MC para Fiscal Único.
Os novos Órgãos Sociais afirmaram o seu compromisso em capacitar rapidamente a AATE com as pessoas e as ferramentas tecnológicas adequadas ao enorme desafio que a implementação das diversas ambições da Agenda ATE representa.
A ATE é uma Agenda da Componente C5 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e é constituída por uma rede de 80 copromotores, que mobiliza um total de 52 empresas e 28 Entidades do Sistema de Investigação & Inovação.
O consórcio visa capitalizar um conjunto vasto de oportunidades de criação de valor no contexto da Descarbonização, Descentralização e Digitalização do setor da Energia, promovendo um ecossistema nacional competitivo único à escala internacional.