A Efacec recebeu a validação das suas metas de descarbonização pela Science Based Target initiative (SBTi) – entidade de referência mundial que assegura o alinhamento das ambições empresariais com a ciência climática.
Com esta validação, a Efacec fica mais bem preparada para o futuro e demonstra, perante todos seus stakeholders, o seu compromisso com a economia de baixo carbono.
A necessidade de agir perante as alterações climáticas e alcançar metas de descarbonização para limitar o aumento de temperatura a 1.5 ºC é urgente e a Efacec reconhece o seu papel neste esforço, principalmente através da redução da pegada de carbono das suas operações, até reduzir as emissões diretas em pelo menos metade até 2030 e atingir o net-zero até 2045.
É importante destacar que a Efacec tem também um papel importante no desenvolvimento e entrega de soluções facilitadoras de descarbonização para os seus clientes nos setores de energia, ambiente e mobilidade.
Estas são as metas da Efacec a curto e longo prazo, aprovadas pela SBTi.
- Reduzir as emissões absolutas de Gases de Efeito de Estufa (GEE) de âmbito 1 em 50% até 2030, a partir do ano base de 2019*;
- Aumentar a contratação anual de eletricidade renovável de 0% em 2019 para 100% até 2030;
- Reduzir as emissões absolutas de GEE de âmbito absoluto 3, com origem nos bens e serviços adquiridos e utilização de produtos vendidos, em 55% até 2033 a partir do ano base de 2019;
- A longo prazo, reduzir as emissões absolutas de GEE de âmbito 1, 2 e 3 em 90% até 2045, a partir do ano base de 2019.
*O âmbito desta meta inclui emissões relacionadas com o uso dos solos e remoções através de matérias-primas usadas para produção de bioenergia.
Agora, após esta validação, a Efacec enfrenta o desafio de atingir as metas definidas. A redução direta de emissões é uma prioridade e só as emissões residuais serão neutralizadas em alinhamento com o critério da SBTi para atingir o net-zero.
É importante reforçar que o envolvimento de múltiplos stakeholders da cadeia de valor é chave para atingir as metas globais, e a Efacec irá continuar a colaborar com todos de forma a materializar o seu Propósito: criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor.
Para saberes mais, convidamos-te a visitar o site da SBTi.