A DS TECHEETAH parte para a Cidade do México motivada em voltar à pista para conquistar mais pontos, depois de ter ficado aquém do desejado em Santiago do Chile. A equipa, que ocupa o 3.º lugar na classificação com 47 pontos, conta com o apoio da Efacec que, no último ano, triplicou a produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos para veículos elétricos. A próxima corrida do campeonato realiza-se no Autódromo Hermanos Rodrígues, a 16 de fevereiro.
Jean-Éric Vergne, que ocupa a 5.ª posição na classificação de pilotos, com 28 pontos, chega à prova mexicana totalmente motivado para lutar pela vitória. “A prova no México é um novo começo para mim. A desistência em Santiago pôs fim à minha série de 20 provas a pontuar consecutivamente, por isso a contagem começa do zero e escusado será dizer que estou muito motivado para esta prova. A pista da Cidade do México não é necessariamente a mais adequada para nós mas isso não foi um obstáculo em anos anteriores. O objetivo é conquistar o máximo de pontos possíveis para continuar na luta pelo campeonato. Como vimos no ano passado, todos os pontos contam”.
Também André Lotterer, que está na 8.ª posição na classificação geral, espera encontrar no México um cenário bem distinto daquele que viveu no Chile. “Estou ansioso pela corrida do México e em conseguir bons resultados. A equipa merece isso depois das oportunidades perdidas que tivemos até ao momento. Continuamos a trabalhar muito para melhorar ainda mais a nossa performance e esperamos ser recompensados desse esforço. Vir ao México é sempre ótimo uma vez que os fãs estão muito envolvidos na corrida e é muito bom ouvi-los a puxar por nós a partir das bancadas quando estamos na grelha de partida e ao longo do dia”.
Pioneira na Mobilidade Elétrica e líder mundial em carregamento ultrarrápido
A Efacec está a comemorar um ano desde a inauguração da unidade industrial da mobilidade elétrica, materializando a forte aposta da empresa nesta área. Nos últimos 12 meses a mobilidade elétrica cresceu 100% em volume de negócio, atingindo os 36 milhões de euros em 2018. Foram ainda recrutadas mais de uma centena de pessoas para reforçar a equipa dedicada a esta área.
A Efacec disponibiliza uma gama completa de carregadores de carga lenta, rápida, ultrarrápida e wireless, para os segmentos privado e público.
Alinhada com o plano estratégico Efacec 2020, que constitui a base para o novo ciclo da empresa, iniciado em outubro de 2015, a nova unidade de mobilidade elétrica reflete a aposta em I&D, inovação e engenharia de produto. Esta abordagem permitiu à empresa lançar novos projetos, nomeadamente soluções de carregamento com storage incluído, soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e frotas, soluções de carregamento para frotas de camiões e evoluir a gama de alta potência. O I&D capacitou também a empresa para lançar novos produtos inovadores, como a nova geração do carregador rápido QC45 G2, e a nova gama de home chargers.
Atualmente, a mobilidade elétrica representa 6% do total da atividade da Efacec. O objetivo é que, num futuro próximo, passe a representar 15%. A empresa está a participar, de forma ativa em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão, localizadas, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.
A Efacec está atenta às evoluções e tendências do setor. Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a empresa teve a oportunidade de partilhar a sua visão sobre o futuro da mobilidade no fórum “The Future of Mobility”, organizado pela BloombergNEF, em São Francisco. Também nos dias 13 e 14 de fevereiro, a capital mexicana vai ser palco do evento Latam Mobility Summit 2019, onde a Efacec estará presente no debate sobre mobilidade sustentável.