Projeto Fotovoltaico de Autoconsumo em Portugal produz cerca de 3.200.000 kWh/ano de energia renovável, graças à instalação de 4.086 painéis solares em cerca de 4.000 m2 no solo
A Efacec finalizou mais um projeto para a The Navigator Company de execução da Engenharia, Procurement e Construção (EPC) de uma central solar fotovoltaica em regime de Autoconsumo, renovando uma parceria de sucesso iniciada em 2016.
Com uma capacidade instalada de 1,89 MW, o projeto, finalizado este mês, promoveu a instalação de 4.086 painéis solares em cerca de 4.000 m2 no solo, que iniciaram a produção de cerca de 3.200.000 kWh/ano de energia renovável a ser autoconsumida numa das fábricas de Setúbal da The Navigator Company.
Esta produção de energia equivale ao consumo de 1.327 carros elétricos a percorrer 20 mil quilómetros num ano e evitar a emissão de 1.187 toneladas de CO2. [1]
A The Navigator Company, produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, tem reforçado a sua aposta na energia solar, sendo que, até ao momento, são já cinco os projetos da Empresa no domínio da energia solar fotovoltaica em autoconsumo, num investimento que ascende os 4,7 milhões de euros. Desta forma, a The Navigator Company reafirma o seu compromisso em antecipar em 15 anos, face aos objetivos nacionais e europeus, a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, o que lhe permitirá ter, até 2035, todas as unidades fabris neutras em emissões de carbono e atingir, nessa data, uma redução de 86% das suas emissões de CO2.
Vídeo realizado pela Comunicação Interna da Navigator
O projeto foi desenvolvido para execução da Engenharia, Procurement e Construção (EPC) de uma central solar fotovoltaica em regime de Autoconsumo em Setúbal da Navigator, tendo na sua base a experiência e expertise da Efacec nesta área de atividade, nomeadamente dos projetos que já foram promovidos com a Navigator, dos quais se destacam a instalação da primeira central de Setúbal 2,2MW, beneficiando o cliente em termos de poupança de consumo em 3.100.000kWh/ano, com a produção e autoconsumo, bem como com a instalação da central da Espirra que conseguiu 187.000kWh/ano (metas atingidas).
De referir que a The Navigator Company é hoje uma das mais fortes presenças de no setor da pasta e papel em todo o mundo, sendo reconhecida como uma referência de qualidade. Responsável pela gestão sustentável e certificada de 107 310 hectares da floresta, a Empresa é, também, líder europeia na produção de pasta branqueada de eucalipto e o maior produtor europeu de papel de impressão e escrita (UWF).
A Efacec destaca-se, a nível nacional e internacional, no setor energético fotovoltaico, oferecendo vantagens competitivas através das soluções chave-na-mão (EPC – Engineering, Procurement and Construction), com a possibilidade de incluir equipamentos fabricados in house, garantindo qualidade e fiabilidade nas soluções apresentadas. Neste sentido, a empresa portuguesa contempla ainda um serviço de assistência completo (através da divisão de O&M), personalizado e com mais garantia, face ao mercado. Atualmente tem, em backlog, projetos na Europa, América Latina e África. A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos, investindo a Efacec em I&D para potenciar o desenvolvimento de soluções inovadoras.
[1] Fator de emissão 371 gCO2/kWh