A Efacec juntou-se a mais de 150 empresas europeias e instituições de negócio e investimento numa carta aberta dirigida aos chefes de Estado da União Europeia e à Comissão Europeia com um apelo claro: apoio à ambição estabelecida no Acordo Verde Europeu (Green Deal) e o estabelecimento da meta de redução de emissões de gases de efeito estufa pelo menos 55 por cento até 2030.
“A Efacec saúda o aumento da meta de redução das emissões de gases de efeito de estufa da União Europeia para 55% em 2030 e está totalmente empenhada em permitir um Futuro Zero Emissões”, afirma o CEO da Efacec, Ângelo Ramalho.
Na base deste pedido está o argumento que, ao aumentar a meta a que se propõe para 2030 e proporcionar uma recuperação mais resiliente em termos climáticos e regenerativa face aos impactos da pandemia de Covid-19, a União Europeia pode demonstrar a liderança climática internacional na corrida até a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que se realiza em novembro de 2021.
A carta aberta surge dias antes do discurso da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acerca do Estado da União de 2020, e pretende instar os líderes políticos europeus a evitar os piores efeitos das mudanças climáticas e garantir uma recuperação económica sustentável e competitiva no contexto da pandemia de Covid-19. Os signatários reconhecem a urgência da crise climática e deixam um apelo à UE para liderar o caminho para a descarbonização da economia global até 2050, o mais tardar.
Leia a carta aqui: https://www.corporateleadersgroup.com/reports-evidence-and-insights/pdfs/business-and-investor-ceo-letter-on-eu-2030-ghg.pdf