Em novembro de 2022 teve início o contrato para a construção da nova Subestação de Tração Elétrica de Sete Rios, em Lisboa, que alimentará cinco das linhas ferroviárias mais importantes da região de Lisboa (Cascais, Sintra, Cintura, Sul e Norte).
A nova subestação, inserida na renovação e reconversão da atual Linha de Cascais, que passará a ser alimentada a 25kV AC, entrará ao serviço no primeiro trimestre de 2025. A IP – Infraestruturas de Portugal, cliente e utilizador final da nova subestação, adjudicou os trabalhos de conceção e construção ao consórcio constituído pelas empresas Efacec, EDP Comercial e a FCM Construções.
No contrato de conceção-construção, a Efacec, líder do consórcio, será responsável pelo fornecimento de uma parte significativa da componente eletromecânica, na qual se destaca o fabrico de três transformadores de 30MVA, sistema de comando, controlo e proteção, bem como o sistema de telecomunicações.
Serão executadas todas as infraestruturas de construção civil da subestação e acesso à mesma, incluindo uma passagem inferior ferroviária e também será fornecido, pela primeira vez em Portugal, um sistema de compensação de desequilíbrio da rede de alimentação da subestação em alta tensão, com utilização da tecnologia STATCOM.
A este novo projeto com a IP, juntam-se os contratos na componente de energia de tração já em curso: projeto de conceção-construção da nova Subestação de Runa, na linha do Oeste (220kV/2 x 25kV – 32MVA) e da manutenção preventiva e corretiva de todas as infraestruturas de energia de tração a nível nacional (mais de 500 instalações, onde se incluem 23 subestações de tração de corrente alternada 25kV e 6kV de corrente contínua 1.500V).
A Efacec tem uma longa relação com este dono de obra, desde os anos 70 do século passado, tendo sido responsável pela construção de oito subestações de tração, correspondendo a mais de um terço das instalações em serviço, que fornecem energia elétrica às catenárias que alimentam, de uma forma sustentável, os comboios que circulam nas linhas ferroviárias portuguesas.