No passado dia 28 de junho, o GNRation em Braga foi palco para o evento de encerramento do projeto mobilizador Baterias 2030, cofinanciado pelo Compete2020.
Nesta sessão, foram conhecidos os resultados do projeto do consórcio liderado pela DST Solar e composto por 23 entidades, entre as quais a Efacec, contou com o contributo de parceiros de referência a nível nacional que, embora não integrem formalmente o consórcio, assumem um papel relevante na cadeia de valor e representam potenciais utilizadores finais das tecnologias preconizadas.
O projeto Baterias 2030 procura dar uma resposta integrada e estruturada aos desafios da descarbonização da rede elétrica através do desenvolvimento de tecnologias de produção descentralizada (com origem fotovoltaica e eólica) e possível armazenamento em baterias (de tecnologia tradicional ou emergente), associando-as a sistemas de gestão de energia.
Assim, é dado poder de decisão aos cidadãos, tornando-os, no limite, autossustentáveis de forma isolada ou integrados em comunidades energéticas (micro-redes).
Dentro deste contexto, o projeto compreende seis Produtos, Processos ou Serviços (PPS) com as baterias como vetor aglutinador. A Efacec, através da sua equipa de Automação, teve uma participação ativa em dois dos PPS:
- PPS1 – Baterias de nova geração com o desenvolvimento e instalação no laboratório vivo (GNRation, Braga) de um sistema de controlo e conversão de potência de 50 kW para ligação a baterias de nova geração (REDOX);
- PPS4 – Participação no teste e validação de modelos e aplicações de gestão de energia para integração numa plataforma de gestão integrada.
A abertura do evento de encerramento do projeto Baterias 2030 esteve a cargo de Fernando Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e encerrada por José Teixeira, presidente do Grupo DST.
O projeto Baterias 2030 envolveu um investimento de 8,4 milhões de euros e foi liderado pela DST solar, num consórcio composto pela Efacec e pelas entidades: Instituto Superior Técnico, Domingos da Silva Teixeira S.A., Bysteel Fs, S.A., WATT-IS, S.A., Innovation Point – Investigação E Desenvolvimento S.A., , Addvolt, S.A., Secil – Companhia Geral de Cal E Cimento S.A., Charge2c – Newcap Lda, Visblue Portugal, Unipessoal Lda, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (Lin), Universidade do Porto, Centitvc – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P., CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento (Associação), INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, INESC Microsistemas e Nanotecnologias – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e as Nanotecnologias, Universidade Do Minho