A Efacec foi selecionada em concurso internacional, pela Rede de Transporte de Eletricidade francesa (RTE) para desenvolver, produzir e instalar um transformador desfasador de 225kV, 543MVA, nos Alpes Franceses.
Este é um equipamento único, quer pela sua complexidade tecnológica, quer pela sua dimensão, sendo um ativo de valor acrescentado para os operadores de energia assegurarem uma gestão mais segura, eficiente e resiliente das suas redes, garantindo, adicionalmente, uma maior integração entre várias fontes de energia. Nomeadamente as energias de origem renovável que se encontram em forte expansão em França e no continente europeu.
Crítico para o futuro do continente, pela possibilidade de integrar diferentes fontes de energia, este tipo de transformadores, de elevada complexidade tecnológica, é constituído por duas unidades de grande dimensão interligadas e será instalado na subestação de 225kV de Montgros, localizada 150 km a norte de Montpellier, a 1.000 metros de altitude. Esta é uma região de forte produção renovável e que apresenta grandes limitações de transporte e de espaço.
A Efacec respondeu a estes requisitos com a solução inovadora de Transformadores em fases dissociadas tipo Shell, desenvolvida 100% na Efacec, com base no seu portefólio tecnológico e nas competências únicas, conhecimento e experiência das suas equipas no desenvolvimento e entrega de soluções orientadas para mercados e ambientes de elevada exigência e complexidade. Com desenvolvimento e execução em dois anos, este projeto irá envolver dezenas de técnicos altamente qualificados da Efacec, organizados entre projeto e desenvolvimento tecnológico e especialistas em execução, no caso em ambientes altamente desafiantes em termos de localização.
“Ao vencer este concurso, a Efacec vê novamente confirmada a confiança nas suas capacidades de desenvolvimento tecnológico e de execução por parte de um operador de rede europeu de referência. Participámos, a par com prestigiados players internacionais, num concurso muito exigente, para o qual o departamento de engenharia da RTE estabeleceu especificações complexas de alto valor técnico, adaptadas aos requisitos das suas redes”, explica Michael Silva, Administrador Executivo da Efacec, com o Pelouro Comercial. Este novo projeto reforça a posição da Efacec em França, onde conta com mais de 100 milhões de euros em contratos celebrados, nos últimos dois anos, pela área de transformadores com as várias utilities do mercado francês.
Desde 2000 que a Efacec já instalou várias soluções de transformadores em fases dissociadas do tipo Shell em países como EUA, Brasil, Angola, Moçambique, Reino Unido (Escócia), Espanha e Portugal.
Em França, a Efacec está presente há mais de 30 anos desenvolvendo, progressivamente, projetos nas áreas de Aparelhagem, Transformadores, Automação, Mobilidade Elétrica e Service.
Sobre a RTE
A RTE, operadora do sistema de transmissão de energia elétrica francesa, gere em tempo real os fluxos de eletricidade e o equilíbrio entre produção e consumo. A RTE mantém e desenvolve a rede de alta e muito alta tensão (de 63.000 a 400.000 volts) que compreende cerca de 100.000 quilómetros de linhas aéreas, 7.000 quilómetros de linhas subterrâneas, 2.900 subestações elétricas em operação ou cooperação e 51 linhas transfronteiriças. A rede francesa, que é a mais extensa da Europa, está interligada com 33 países.