METRO LIGEIRO DE ODENSE
O maior projeto de engenharia portuguesa na área da mobilidade sustentável na Dinamarca
Odense é um município da Dinamarca, localizado na região da Dinamarca do Sul, no sudeste do país. Com uma área de 305,6 km² e uma população de cerca de 204 mil habitantes, é a sede do município, e a terceira maior cidade do país, depois de Copenhaga e Aarhus.
É um centro comercial de grande importância e local de embarque de mercadorias, além de centro industrial e universitário.
Desta forma, surge a necessidade de melhorar a mobilidade urbana e um sistema de metro foi construído de raiz, dado que a cidade não contava com este meio de transporte.
O projeto foi desenvolvido num contexto social e ambiental adverso, onde se incluem os constrangimentos causados pela Covid-19 que teve o seu pico durante a fase crítica da instalação dos sistemas.
Reforçar o sector dos transportes e o desenvolvimento urbano sustentável, incluindo a redução das emissões de carbono, foram as principais motivações da participação da Efacec no projeto do Metro Ligeiro de Odense. O projeto de metro ligeiro é a opção mais ecológica do mercado, dado que tanto as emissões totais como as emissões por pessoa/km são menores para o metro ligeiro do que para os autocarros.
É um projeto notável que moldará o futuro de Odense, com soluções inovadoras nos campos da energia, sinalização e comunicações com a conetividade digital presente, áreas core para a Efacec.
Cliente
Odense Letbane
Local
Odense, Dinamarca
Data de Início
Junho de 2017
Data da Inauguração
28 de Maio, 2022
Fornecimento Efacec
→ Centro de controlo (todos os sistemas necessários à operação)
→ SCADA (supervisão técnica e automação de energia)
→ Sistema de localização e gestão de frota (incluindo equipamento embarcado nos veículos)
→ Sistemas de Comunicações – Fibra e Rádio
→ Sistema de sinalização ferroviária
→ Informação ao público visual e sonora
→ Videovigilância
→ Telefonia
→ Controlo de acessos e intrusão
→ Catenária
→ Subestações de tração
Participação Efacec
Através de consórcio com empresas COMSA (Espanha) e MUNCK (Dinamarca)
A Intervenção da Efacec
Em 2017 a Efacec integrou o consórcio, com as construtoras COMSA (Espanhola) e MUNCK (Dinamarquesa), escolhido para este projeto pela sua superioridade técnica e know-how, tendo-se destacado num concurso internacional longo e competitivo que envolveu os maiores players internacionais do setor.
Este constitui o maior projeto de mobilidade urbana realizado e executado pela Efacec bem como o mais complexo e abrangente ao nível de aplicação de valências. O contrato foi iniciado em junho de 2017 e ascendeu a 50M€, refletindo a dimensão e a integração de soluções tecnológicas prestadas pela empresa.
No consórcio, a Efacec foi responsável por desenvolver e instalar a componente eletromecânica do projeto, tendo a sua tecnologia sido integrada em todos os sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centro de comando.
“A nível nacional a Efacec é a única empresa com as competências em todas as vertentes tecnológicas exigidas pelo projeto. Para a conquista deste projeto foi essencial o sucesso no Metro de Dublin e de Bergen, assim como de outros projetos emblemáticos da Efacec. Possuimos experiência comprovada em todas as áreas, destes quadrantes, nomeadamente sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centros de comando, tendo o Metro Ligeiro de Odense representado uma excelente oportunidade, pois permitiu que, pela primeira vez, todas as valências fossem aplicadas em simultâneo no mesmo projeto.”
Pedro Pinto
Responsável pela área de transportes da Efacec
Outros projetos da Efacec na área dos Transportes
A experiência da Efacec no fornecimento de sistemas eletromecânicos para Metros e Metros Ligeiros remonta há mais de 25 anos, tendo-se iniciado com o fornecimento de subestações para o Metro de Lisboa. Dessa data até ao momento, os projetos foram-se sucedendo. Em 1997 a Efacec teve uma participação muito significativa na construção da rede do Metro do Porto, a que se seguiram múltiplos projetos semelhantes em diversas geografias: Messina (Itália), Tenerife e Cádiz (Espanha), Argel, Oran e Constantine (Argélia), Nottingham (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Dublin (Irlanda) e Bergen (Noruega).
Atualmente a Efacec está a participar na construção da Fase 4 do Metro de Bergen (Noruega), da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca) e da extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal).