Tecnologia e Inovação
Estes factores são a base fundamental do desenvolvimento continuado de novos produtos pela empresa, com know-how próprio e total autonomia.
Gabinete de Tecnologia
Articula-se com o Comité de Tecnologia
e tem como Missão
apoiar a definição e concretização
da estratégia de Tecnologia e Inovação da Efacec
através do desenvolvimento das seguintes actividades externas e internas:
Definição e comunicação do posicionamento tecnológico
Promoção do relacionamento com stakeholders
e de parcerias estratégicas em IDT+I
Radar tecnológico
Desenho do Roadmap tecnológico da Efacec
Criação de condições para o desenvolvimento
de novas oportunidades tecnológicas
Promoção de sinergias quanto
às competências internas de base
e ao conhecimento tecnológico transversal
Promoção de novos projectos de IDT+I
Monitorização da intensidade tecnológica
e da execução dos projectos
Factos | 2016
Colaboradores
alocados a ID
Parcerias científicas
e tecnológicas ativas
Projetos de ID
em curso
Artigos apresentados
internacionalmente
PROJETOS COFINANCIADOS POR
Todos os Projectos
DESCRIÇÃO DO PROJETO
A Aliança para a Transição Energética visa o reforço da competitividade e resiliência das empresas do setor energético como resultado da criação de produtos e soluções inovadoras e de cariz exportador, tendo por base tecnologia e know-how desenvolvido e consolidado no sector, colocando Portugal na liderança da descarbonização e potenciando uma efetiva transição energética.
OBJETIVOS
A ATE contribuirá de forma significativa e sustentada para os objetivos estratégicos nacionais, como o aumento das exportações (443M€), o aumento do investimento em I&D (209,5M€), a redução das emissões (3,4 MtonCO2), bem como para a alteração do perfil de especialização da economia (550M€ vendas em 2027). A ATE envolve um total de 52 empresas, 28 Entidades do Sistema de Investigação & Inovação, que criarão um ecossistema verdadeiramente estruturante para a Transição Energética, que além dos PPS previstos, envolverá ainda a criação de 420 postos de trabalho qualificados.
INVESTIMENTO
274.195.106,32 €
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O H2DRIVEN constitui uma proposta de implementação e valorização de uma nova cadeia de valor na área dos electro combustíveis verdes em Portugal, com capacidade para conceção, desenvolvimento e produção de H2 verde, CO2 biogénico e metanol renovável, assumindo-se como plataforma agregadora e indutora de novas competências em diferentes áreas disciplinares e em tecnologias disruptivas.
OBJETIVOS
Com base na realização de atividades de I&D e Inovação e na diversificação do perfil de especialização do sistema de produção nacional, o H2DRIVEN irá contribuir para (i) incrementar a competitividade da economia nacional e, ao mesmo tempo, aumentar a resiliência do país, (ii) reduzir a dependência de mercados externos, aumentando as exportações e contribuindo para a soberania tecnológica da UE, (iii) aumentar o investimento em I&D e criar novo conhecimento técnico-científico, (iv) desenvolver 2 novos PPS de alta intensidade tecnológica e (v) reduzir, até 2027, um total de emissões de 105 kton/CO2 (ano).
INVESTIMENTO
247.659.309,66 €
HORSE – Holistic, Omnipresent, Resilient Services for Future 6G Wireless and Computing Ecosystems
Projeto Nº 101096342 (2023-2025) – HORIZON
O projeto Europeu HORSE foca-se numa investigação holística destinada a conceber, desenvolver e validar soluções de serviços extremo-a-extremo (End-to-End/E2E), seguras, autónomas, auto-evolutivas em conformidade com os novos requisitos de Centros de Comando e Controlo.
O HORSE pretende demonstrar o modo como as aplicações podem beneficiar da evolução contínua das capacidades de arquiteturas 6G, bem como da evolução de soluções tecnológicas ainda não disponíveis, nos dias de hoje, com vista a uma prestação de serviços, omnipresente, inteligente e segura no futuro panorama das redes de comunicação. O projeto HORSE pretende endereçar o desafio da operação de infraestruturas 6G para conetividade inteligente e a gestão de serviços, mostrando a sua eficácia na interseção dos vetores associados à conetividade 6G, à gestão de infraestruturas de computação e à segurança.
A Efacec pretende definir requisitos para as futuras plataformas de centros de comando, assentes nos novos paradigmas de projetos europeus (Secure Service Development & Smart Security) e contribuir na definição e validação de casos de uso, de forma a confirmar o potencial de aplicação das novas arquiteturas em sistemas de transporte público, enriquecendo o seu know-how e tirando partido das melhores práticas em termos de arquitetura e orquestração de novos serviços end-to-end para plataformas de Centros de Comando de metros ligeiros.
Visita o website – Homepage – HORSE project (horse-6g.eu)
Portugal 2020
Projecto Nº 101069702 – SSTAR [2022 – 2025]
A atual transição energética para uma economia descarbonizada está mudando profundamente a infraestrutura das redes elétricas em todo o mundo. Os transformadores de potência convencionais não estão totalmente preparados para superar esses desafios, pois não possuem capacidades intrínsecas de suporte ativo ao sistema. Com base nessas novas necessidades, os transformadores de estado sólido (SSTs) surgiram nos últimos anos como uma tecnologia disruptiva capaz de estender as funcionalidades típicas de um transformador comum, otimizando os fluxos de energia e introduzindo um alto grau de digitalização e inteligência na rede. Apesar de serem dispositivos bem conhecidos na literatura, os SSTs ainda não são uma tecnologia madura e existem apenas protótipos alguns de até 15 kV, pelo que atualmente o seu uso é restrito a aplicações de baixa tensão.
Nesse contexto, a SSTAR visa aumentar o nível de tensão de operação das SSTs para ampliar suas aplicações no setor de energia, melhorando seu desempenho de maneira confiável, econômica e sustentável. Para isso, serão desenvolvidas três Linhas de Investigação e Inovação independentes e complementares. O efeito combinado destas inovações será validado no TRL 4 em dois bancos de ensaio certificados em Espanha e Portugal. Assim, o projeto SSTAR busca abrir caminho para o desenvolvimento de novos dispositivos SST disruptivos de alta tensão mais atraentes para fins comerciais do que os protótipos feitos até agora, e capazes de serem usados em redes de distribuição e transmissão.
Portugal 2020
NextGenHPC – Next Generation High Power Chargers [2021 – 2023]
O projeto NextGenHPC tem como âmbito o estudo e desenvolvimento de uma nova geração de sistemas de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos, baseada em arquitetura de distribuição em corrente contínua (CC) e no desenvolvimento de uma plataforma disruptiva de conversão de potência, com estrutura modular e elevado desempenho, permitindo novas soluções, com capacidade de carga simultânea e otimizada de múltiplos veículos, até 600 A, disponibilizando funcionalidades avançadas de “Asset Management”, gestão da Mobilidade Elétrica, gestão integrada com armazenamento de energia e novas arquiteturas de cibersegurança, dando assim resposta às preocupações, exigências e tendências do mercado.
Projecto Nº 047220 – Megasolar [2021 – 2023]
O projeto visa a investigação e o desenvolvimento de uma nova gama de soluções de conversão para centrais fotovoltaicas de grande potência (> 50 MW), incorporando numa única plataforma de conversão, as diversas vertentes do circuito de conversão de potência e interligação com a rede, nomeadamente: inversor, transformador, aparelhagem de média tensão (MT), sensorização e plataformas de controlo digital distribuído, assegurando a distribuição e coordenação operacional, com vista à maximização do potencial dos mesmos. O âmbito de estudo, investigação e desenvolvimento incidirá naturalmente em todas as vertentes acima mencionadas, através da procura de novas soluções para o desenvolvimento dos módulos de potência, transformador, celas MT e plataformas de controlo digital e algoritmia, até ao projeto da plataforma autoportante, envolvendo várias UNs nesse propósito.
O projeto pretende o desenvolvimento de uma solução Efacec, integrada, e orientada para centrais fotovoltaicas de elevada potência, de forma a contribuir para o crescimento deste negócio (com impacto nas várias UNs que integram o projeto). ASE/SP tem com objetivos específicos, o desenvolvimento de nova gama de inversores, mais competitiva, de topologia modular, de potência elevada (>4,55 MW), com performance superior, nomeadamente, em termos de rendimento, qualidade de forma de onda e potência, flexibilidade, controlabilidade, num formato outdoor orientado a condições de operação mais amplas e exigentes. Adicionalmente, a solução terá capacidade de integração de armazenamento de energia. De igual forma será desenvolvida uma nova de gama de Power Plant Controllers, com resposta dinâmica superior, para a gestão global da central e em particular para a sua interligação com a rede. A digitalização da solução será endereçada no projeto, de forma a melhorar o desempenho global.
O projeto é desenvolvido em copromoção pelo consórcio constituído por: EFACEC Energia – Máquinas e Equipamentos Eléctricos, S.A., EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A., Universidade do Minho, e Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons).
Projecto Nº 47210 – Scale [2021 – 2023]
O projeto SCALE perspetiva o desenvolvimento de uma plataforma para subestação de distribuição digital, que permita o controlo, monitorização e proteção de redes energéticas de média tensão (MT) de forma centralizada. Esta solução desafia, não só, as arquiteturas de subestação digital atuais, baseadas em comunicações óticas, mas também outras temáticas basilares, como as infraestruturas e soluções cloud-based, big data e data privacy. A solução a desenvolver consistirá, assim, numa arquitetura inovadora e de alto valor acrescentado face aos atuais sistemas disponibilizados.
O projeto SCALE tem como objetivo desenvolver uma solução altamente inovadora de controlo, gestão e monitorização de redes MT, com maior flexibilidade, fiabilidade, segurança e autonomia, com base numa solução centralizada de proteção, automação e controlo de subestação AT/MT digital do futuro.
Esta nova abordagem apresenta uma alternativa disruptiva para o desenvolvimento das subestações digitais, face aos produtos e soluções PAC atualmente aplicados na indústria, possibilitando aquela que será certamente a subestação do futuro.
O projeto é desenvolvido em copromoção pelo consórcio constituído por: EFACEC Energia, ARMIS, INESC TEC e IT Aveiro, envolvendo ainda a participação da E-REDES (ex. EDP Distribuição), e do INESC-ID.
EEA Grants
Projecto – Asprela + Sustentável [2021 – 2023]
O projeto “Asprela + Sustentável” tem o setor da energia como vetor central, desenvolvido em torno da energia solar como fonte sustentável de energia, procurando de forma disruptiva criar a primeira comunidade energética renovável do Porto (mais precisamente na zona da Asprela, em Paranhos), incentivando o consumo de energia limpa, a promoção da mobilidade elétrica sustentável e a possibilidade de armazenamento de parte da energia produzida. As medidas a implementar visam reduzir a pobreza energética, aumentar a penetração de energia de fontes renováveis, aumentar a utilização da mobilidade elétrica, reduzir a produção de resíduos maximizando a sua reparabilidade e reciclagem, dar passos concretos para a transição para um modelo circular de gestão do sistema alimentar e fornecer dados a decisores políticos através da disponibilização de plataformas dedicadas.
Neste paradigma, junta-se, em torno deste projeto, grandes players do conhecimento nacional nesta matéria: a Universidade do Porto, o Politécnico do Porto e os centros de investigação e transferência de conhecimento. O consórcio é constituído por uma equipa multidisciplinar, liderado pela Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável C.R.L em estreita colaboração com o Município do Porto e restantes parceiros, nomeadamente Associação Porto Digital, empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto, INEGI, Efacec Electric Mobility, Efacec Energia, INESC-TEC, VPS, EVIO, Federação Académica do Porto e International Development Norway.
A Efacec estará envolvida no projeto através das suas áreas de atividade: Mobilidade Elétrica e Energia.
A Mobilidade Elétrica será responsável pela liderança da tarefa inserida no work package Mobilidade Urbana Sustentável cujo objetivo é a promoção da mobilidade elétrica, e será responsável pela instalação e integração de 3 postos de carregamento de veículos elétricos.
A Energia será responsável pela liderança de duas tarefas: Reutilização de baterias de veículos elétricos para armazenamento de energia renovável (Escola Agra do Amial), e Comunidade Energética Renovável da Agra do Amial: criação de micro-grid com sistema de armazenamento de energia.
A tarefa “Reutilização de baterias de veículos elétricos para armazenamento de energia renovável” terá como objetivo a reutilização de baterias de íon-lítio proveniente de veículos elétricos (2nd life) para implementar um sistema de armazenamento de 15kVA/21kWh de energia proveniente da central solar fotovoltaica da Escola Básica de Agra.
A tarefa “Comunidade Energética Renovável da Agra do Amial” terá como objetivo implementar uma Comunidade de Energia Renovável através de um sistema integrado de gestão de energia para redes de energia elétrica ao nível comunitário utilizando a energia produzida através de instalações fotovoltaicas existentes e a integração de um sistema de armazenamento de energia.
Portugal 2020
Projecto Nº 15/SI/2020 – UPSCALING ATENA [2020 – 2021]
No combate à pandemia de COVID-19, tem-se intensificado um pouco por todo o Mundo a corrida a equipamentos ventiladores pulmonares, tendo o Governo português agregado esforços para rastrear os equipamentos existentes em Portugal, bem como criar condições para desenvolver e produzir ventiladores.
Foi neste contexto que surgiu o projeto Upscaling Atena com a ambição de desenvolver, produtizar e industrializar um ventilador médico invasivo, inovador, capacitado para dar suporte a doentes em falência respiratória aguda, como a associada ao COVID-19.
O projeto Upscaling Atena pretende assim contribuir para a criação de uma nova indústria com cadeias de valor de proximidade para a produção de equipamentos instrumentalmente críticos na preservação da vida, através do desenvolvimento, teste e otimização do ventilador médico invasivo Atena, tendo em vista a sua produção em larga escala a partir da indústria nacional.
Este projeto corresponde à segunda fase de uma iniciativa mais abrangente que se iniciou no CEiiA com o objetivo de desenvolver e produtizar um ventilador mecânico invasivo para ser industrializado em Portugal, no curto prazo, e permitir a sua evolução para novas versões com elevada incorporação nacional.
O Projeto Upscaling Atena, tem como objetivo desenvolver uma versão avançada (V2), com uma arquitetura (software e hardware) estruturada em subsistemas e módulos que permita uma adequação às competências da indústria nacional e que permita também responder aos requisitos da certificação (pandémica) para a sua produção em larga escala e internacionalização do produto.
Para dar resposta a este desafio, formou-se um consórcio que junta o CEiiA, o DTx, a EFACEC e a Exatronic. Neste projeto serão desenvolvidos processos que permitam criar uma cadeia de valor deste produto, tendo em conta a industrialização em larga escala, as normas de certificação e as tendências de evolução deste tipo de equipamento.
Projecto FERROVIA 4.0 [2020 – 2023]
O projeto FERROVIA 4.0 pretende endereçar, de forma integrada, os desafios tecnológicos e de mercado que se têm colocado ao setor ferroviário global, dinamizando uma ação coletiva mobilizadora em torno de um conjunto alargado de empresas e entidades do Sistema de I&I que integram o Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, na realização de atividades de investigação industrial que potenciem o desenvolvimento experimental e a demonstração de novas soluções suscetíveis de promover maior capacidade operacional, sustentabilidade e competitividade a sistemas ferroviários. O projeto tem, assim, como objetivo global desenvolver diferentes componentes, ferramentas e sistemas, a ser testados em veículos e infraestruturas reais, que aumentem a competitividade e qualidade do serviço de transporte ferroviário e que estejam orientados para:
✓A sustentabilidade do sistema ferroviário–promovendo a eficiência energética, a economia circular e a redução da pegada ambiental, ao mesmo tempo que contribuam para atrair mais passageiros para este modo de transporte;
✓A redução de custos operacionais e de manutenção–promovendo a monitorização do sistema ferroviário, de modo a evitar falhas e consequentes períodos de inatividade e a otimizar o ciclo de vida dos equipamentos (manutenção preditiva);
✓A potenciação de sistemas de informação fiáveis de apoio à tomada de decisão na gestão de ativos–integrando diferentes fontes de dados, quer no material circulante, quer na infraestrutura.
✓A segurança da circulação–promovendo a monitorização das condições de segurança dautilização das infraestruturas e do material circulante e a criação de sistemas de alertas para desencadear medidas de proteção/intervenção.
Projecto Nº 46109 – Baterias 2030 [2020 – 2023]
O projeto Baterias 2030 está alicerçado nos guias estratégicos nacional e Europeu para a descarbonização das cidades, integração de energias renováveis e mobilidade elétrica, propondo o desenvolvimento das baterias do futuro, catalisadores da produção elétrica descentralizada sustentável e autossuficiente.
A visão do projeto passa por desenvolver as baterias do futuro e introduzir estes desenvolvimentos tecnológicos em soluções aplicadas ao ambiente urbano.
O projeto compreende 6 PPS, 4 dos quais se centram em domínios técnico científicos, PPS1 – Baterias de nova geração, PPS2 – Valorização do ciclo de vida das baterias, PPS3 – Tecnologias de produção descentralizada, PPS4 – Plataformas de gestão de energia, sendo que as tecnologias que resultarão dos mesmos serão integradas e demonstradas num espaço urbano, no PPS5 – Laboratório vivo para a descarbonização, procurando-se estabelecer uma comunidade energética, assente numa micro-rede hipocarbónica, na medida em que se promove a substituição do consumo de combustíveis fósseis, e, bem assim, a redução de CO2 no espaço urbano.
O projeto Baterias 2030 será desenvolvido por um consórcio composto por 14 empresas, liderado pela DST Solar, capazes de valorizar os resultados finais preconizados em cada PPS, mas também por entidades não empresariais que são detentoras de tecnologias e conhecimento específico de elevado valor acrescentado no domínio da energia.
É um projeto mobilizador a desenvolver em prol da evolução e valorização tecnológica das soluções de armazenamento de energia para smart cities e redes inteligentes, que representam uma aposta da Efacec, e que visa dotar estas soluções de um sistema de gestão avançada que as torne diferenciadoras num mercado com um gigantesco potencial, mas cada vez mais competitivo.
Projecto Nº 46119 – City Catalyst – Catalisador para Cidades Sustentáveis [2020 – 2023]
As cidades são atualmente confrontadas com um conjunto muito diversificado de desafios, fruto da complexidade da vivência urbana dos cidadãos, elementos ativos em diferentes segmentos e em eixos transversais à cidade como, por exemplo, na utilização da energia ou da mobilidade. A ambição do projeto “City Catalyst – Catalisador para as Cidades Sustentáveis” é, assim, a de endereçar estes desafios através da investigação, desenvolvimento e validação, em contexto real, de soluções tecnológicas e serviços inovadores que potenciem uma gestão urbana integrada, mais eficiente e eficaz, e catalisadora da inovação e do desenvolvimento sustentável através de contribuições específicas para a implementação e interoperabilidade das plataformas urbanas. O projeto foi, assim, estruturado em torno de diferentes linhas investigação e desenvolvimento (PPS – Produtos |Processos | Serviços) pioneiras na ótica das Cidades Inteligentes e Sustentáveis relacionadas com as infraestruturas de sensorização, comunicação e processamento computacional (PPS1); segurança e privacidade da informação (PPS2); modelos de dados e interfaces (PPS3); processos de inovação aberta e cocriação para a competitividade das cidades inteligentes e sustentáveis (PPS4). Contempla, ainda, a implementação de um conjunto de demonstradores com o objetivo de validar o funcionamento das soluções a desenvolver em 5 cidades Portuguesas – Porto, Aveiro, Guimarães, Famalicão e Cascais – (PPS5). O projeto pretende assim transformar os desafios das Cidades do Futuro em oportunidades de inovação de elevado valor económico, preconizadas na criação de 21 novos produtos e serviços com impacto à escala das cidades e dos seus cidadãos a nível mundial. Para assegurar a persecução dos objetivos de I&D e de mercado foi constituído um consórcio de 22 entidades (empresas e ENESIIs nacionais) comprometidas em potenciar uma gestão urbana integrada, mais eficiente e eficaz e catalisadora da inovação e competitividade. O projeto City Catalyst visa, assim, contribuir, para a afirmação de Portugal como um mercado de referência na exportação de soluções inovadoras para as Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Projecto Nº 045916 – MAGAL Constellation [2020 – 2023]
O projeto MAGAL Constellation tem como objetivo promover o estudo de como climas regionais e locais, ao redor do globo, são afetados pela variação da temperatura e massa do oceano. Para atingir este objetivo de longo prazo, o projeto MAGAL Constellation irá funcionar como um ponto de partida para alavancar o desenvolvimento das tecnologias e competências portuguesas na indústria espacial, gerando inovação e conhecimento sobre como integrar e operar sistemas complexos para diferentes fins. Com o desenvolvimento das competências portuguesas, o setor espacial europeu será também reforçado, contribuindo assim para a competitividade global da Europa. Além disso, o MAGAL promoverá a cooperação com entidades americanas, aproveitando a sua experiência e cultura organizacional, para ajudar a enfrentar questões verdadeiramente mundiais como as mudanças climáticas, a poluição e o consumo excessivo dos recursos naturais.
Projecto Nº 01-0247-FEDER-045926 – Transformer 4.0 : Digital Revolution of Power Transformers [2020 – 2023]
O projeto Transformer 4.0 (TRF4.0) procura desenvolver a transformação digital nos transformadores de potência, onde a Efacec tem uma significativa presença internacional, em mais de 65 países. Esta transformação será implementada através de um amplo projeto de investigação e desenvolvimento, focado no conceito Digital Twin (DTwin). Este DTwin, sendo um modelo virtual e completo do sistema físico, possibilitará abordagens disruptivas na engenharia e fabrico dos transformadores, introduzindo novos modelos de comunicação e oferecendo novos serviços de valor acrescentado, como a monitorização inteligente da condição de serviço, a manutenção preventiva e a avaliação do seu envelhecimento. Através de uma plataforma de DT será possível acompanhar o transformador físico durante todo o seu ciclo de vida, e através de ferramentas de otimização e inteligência artificial, será também possível desenvolver conhecimento para o projeto de futuros sistemas e para a previsão da resposta do sistema a diferentes tipos de perturbações na rede. Adicionalmente, o fabrico digital será explorado por meio do fabrico aditivo, que tem o potencial de revolucionar a engenharia e o fabrico dos transformadores. Este tema, integrado com a plataforma Digital Twin, permitirá o desenvolvimento de modelos disruptivos no fabrico e manutenção de transformadores.
Projecto Nº 45232 – DigiLightRail [2020 – 2022]
O projecto DigiLightRail tem como objectivo principal a investigação e o desenvolvimento de uma solução ATP (Automatic Train Protection), específica para metros ligeiros, completamente adaptada aos requisitos destes veículos, que, recorrendo a componentes standard de mercado (Components Of The Shelf – COTS), controladores lógico-programáveis de segurança e balizas rádio em tecnologias Rfid, consiga responder a uma necessidade do setor de Transportes, constituindo uma inovação de baixo custo para substituir as soluções atuais num mercado em forte crescimento. O projeto irá, não só culminar no desenvolvimento de uma solução ATP até à data não comercializada no mercado nacional e internacional, como possibilitar a utilização de métodos e tecnologias avançadas para a simplificação e automatização do controlo dos veículos, pela integração de vários módulos de controlo numa solução unificada.
Pretende-se com a solução a desenvolver encontrar um produto que, para além da função ATP, congregue ainda a função de outros três sistemas, nomeadamente do sistema de localização automática do veículo, do sistema de pedido de prioridade nos cruzamentos rodoviários e do sistema de comando remoto dos aparelhos de mudança de via (AMVs), reduzindo assim o custo global do sistema ATP entre 20 a 25% faces as soluções atuais e aumentando a fiabilidade, celeridade e eficiência do sistema como um todo.
Projeto Nº 045409 – GreenGear36 [2020 – 2022]
O projeto GreenGear36 promovido pela Efacec Energia, mais concretamente pela Unidade de Aparelhagem (AMT) em parceira com as Unidades de Automação (ASE) e Service (SRV), tem o objetivo de investigar e desenvolver um novo equipamento GIS inteligente para a rede de distribuição primária até 36kV, dotado de funcionalidades avançadas de sensorização e monitorização críticas para as redes inteligentes e flexíveis das cidades do futuro, e substituindo a utilização do gás SF6 (solução tecnológica corrente de isolamento com elevado impacto ambiental) por uma solução alternativa, preferencialmente natural, capaz de responder aos exigentes requisitos normativos e funcionais impostos. Paralelamente vai ser investigada e desenvolvida uma metodologia inovadora de simulação numérica do fenómeno de “arco interno” em parceria com o instituto INEGI permitindo tempos de desenvolvimento, dos equipamentos, mais curtos e níveis de segurança mais elevados.
Portugal 2020
Projeto Nº 1/SI/2018 – NEWDIMENSIONS [2019 – 2020]
O NEWDIMENSIONS propõe-se desenvolver uma nova geração inteligente de CCO, caracterizada pela capacidade de processamento e resposta automática, modularidade, flexibilidade e segurança do sistema.
Pretende-se que esta nova solução funcione numa “cloud” pública, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e soluções de “disaster recovery”, garantindo, no entanto, os requisitos de cibersegurança e performance que permitam detetar, visualizar, analisar e responder a ameaças a que o sistema vai estar sujeito devido aos vetores de ataque inerentes à integração de vários sistemas num ambiente não isolado. Pretende-se ainda no âmbito do projeto desenvolver um módulo de “machine learning” evolutivo que permita prever antecipadamente problemas ou falhas, nomeadamente falhas arbitrárias e anomalias em comportamentos assimétricos, e desencadear ações preventivas automáticas ou de correção, tornando a plataforma autónoma na resposta às ações necessárias para o bom funcionamento dos sistemas.
Projeto Nº 39906 – Nextra [2019 – 2022]
O projeto NEXTRA visa explorar a cadeia de valor de todo o portefólio tecnológico de transformadores da Efacec com o objetivo de apresentar ao mercado uma nova geração de transformadores termicamente mais eficientes, fiáveis, flexíveis, compactos e sustentáveis. O mercado dos transformadores apresenta-se extremamente maduro, onde cada vez mais o fator diferenciador é a inovação constante e a customização focada nas necessidades evolutivas dos clientes. Tendo como produto-alvo os transformadores de distribuição, potência e subestações móveis, serão estabelecidas cinco áreas de trabalho complementares: i) novas soluções construtivas, ii) novos materiais com propriedades superiores, iii) modelos e ferramentas de apoio à decisão, iv) técnicas disruptivas de condição e diagnóstico e v) avaliação do ciclo de vida. A curto prazo espera-se que as novas soluções construtivas aumentem o rácio MVA/ton. A médio prazo espera-se que novas técnicas de diagnóstico possam conduzir à criação de serviços de pós-venda diferenciadores. A longo prazo, espera-se que o desenvolvimento de novos materiais conduza a transformadores mais eficientes e com maior tempo de vida útil. O NEXTRA é promovido por um consórcio de duas entidades: uma empresa, a Efacec Energia, S.A., promotor líder, em cooperação com uma Entidade não Empresarial do Sistema de I&I, CICECO, inserido organicamente na Universidade de Aveiro, apresentando as competências tecnológicas e de mercado necessárias para assegurar a persecução dos objetivos delineados e consequente valorização económica dos resultados.
Projeto Nº 39892 – GPDER+ [2019 – 2022]
O projeto GPDER+ visa o desenvolvimento de módulos funcionais inovadores dedicados à Gestão Preditiva da Rede de Distribuição considerando DER – Distributed Energy Resources –, que serão integrados numa solução SCADA/DMS evoluída, e o desenvolvimento de um módulo DRMS – Demand Response Management System – dedicado à gestão da flexibilidade de ativos DER, e.g., unidades de produção dispersa de fonte renovável – eólica e solar fotovoltaica – estações de carregamento de veículos elétricos, sistemas de armazenamento e cargas flexíveis – residenciais e industriais –, que será integrado numa solução de gestão de Smart Grids. Estas soluções serão integradas num ADMS – Advanced Distribution Management System e contribuirão para uma alteração no paradigma atual das Gestão das Redes de Distribuição de Energia Elétrica.
HORIZON 2020
Projeto Nº 773406 – OSMOSE [2018 – 2021]
O projeto OSMOSE – Optimal System-Mix Of flexibility Solutions for European electricity, tem como objetivo demonstrar a integração otimizada de soluções de armazenamento na rede inteligente de transmissão, num contexto de forte aumento de fontes de geração renovável. Através de uma aproximação holística, o projeto endereça a identificação e desenvolvimento do mix ótimo de flexibilidade nas redes elétricas que potenciem a transição energética em curso. Para tal, o sistema elétrico será considerado como um todo, envolvendo todas as fontes de flexibilidade e identificando o potencial técnico-económico das tecnologias disponíveis, por forma a captar sinergias e efetuar uma transição energética tão competitiva quanto possível. Nesse sentido, os principais contributos do projeto serão:
- Aumentar a maturidade técnico-económica e a escalabilidade das soluções de flexibilidade por forma a potenciar sinergias transversais ao sistema elétrico Europeu;
- Melhorar a previsão do mix de tecnologias que otimiza a contribuição para a flexibilidade do sistema elétrico à escala Europeia, tendo em consideração estas sinergias para maximizar o beneficio social;
- Propor evoluções no desenho do mercado energético Europeu e na sua regulamentação, por forma a potenciar o mix ótimo de flexibilidade energética;
- Implementar 4 pilotos demonstradores de soluções de flexibilidade na rede de transmissão elétrica Europeia.
O OSMOSE envolve 33 parceiros de 9 países Europeus, incluindo vários TSO, como a RTE, REE, TERNA, REN, ELES, ELIA, e várias entidades Empresariais e Universitárias como a Schneider Electrics, ABB, Saft, Ingeteam, IBM, R&D Nester, TU Berlin, Université Paris Dauphine, entre outras. A participação de Efacec no projeto insere-se na estratégia de prosseguir com o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para controlo e gestão de redes inteligentes e de armazenamento de energia.
Projeto Nº 765585 – InnoDC [2018 – 2021]
O projeto – InnoDC – Innovative tools for offshore wind and DC grids, visa o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias para o sistema de transmissão, tendo como alvo a integração do vento offshore com o sistema de energia existente bem como a sua futura operação. Trata-se de um projeto Marie Curie liderado pela Cardiff University e com diversos parceiros Académicos e Industriais, nomeadamente: UPC, CINERGIA, Universidade do Porto, Efacec, DTU, KU Leuven, CG e ELIA.
O projeto permite à Efacec prosseguir com o ser desenvolvimento estratégico nas áreas das energias renováveis e das redes DC.
Portugal 2020
Projeto Nº 038431– FLEXERGY [2018 – 2021]
O projeto FLEXERGY visa o desenvolvimento de uma solução de gestão avançada e altamente inovadora, viabilizada por inteligência artificial, adequada à gestão de ativos de armazenamento de energia a partir de baterias, integrada com fontes de energia renováveis ou destinada a ser aplicada em micro redes. Esta plataforma será desenvolvida de acordo com as caraterísticas intrínsecas a este tipo de sistemas, podendo ser adaptada a diferentes âmbitos de integração.
Os objetivos específicos do FLEXERGY visam dotar o sistema de gestão de um espectro relevante de funcionalidades adequadas a alguns dos âmbitos de aplicação dos sistemas de armazenamento de energia, tais como integração de energias renováveis e micro redes, considerando também a gestão do ciclo de vida útil da bateria sistema. Por outro lado, o projeto visa desenvolver uma plataforma totalmente diferenciada que permita agregar aplicações funcionais num mesmo sistema de armazenamento, potenciando assim o seu valor acrescentado.
A solução desenvolvida vai ser apresentada no demonstrador do projeto DEMOCRAT, já implementado nas instalações da Efacec da Maia, em Portugal.
A Efacec escolheu o INESCTEC como parceiro científico subcontratado para, em conjunto, participar nas tarefas de I&D do projeto.
Projeto Nº 38468 – FAST EV 2.0 [2018 – 2019]
O projeto FAST EV 2.0 – New generation of Electric Vehicle DC Fast Chargers tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras para carga rápida de baterias de VE (Veículos Elétricos), tirando partido da norma ISO 15118, do protocolo OCPP 2.0, cabos refrigerados, novas topologias de eletrónica de potência, novos semicondutores, load management, alimentação a partir de entrada em corrente contínua para baterias ou sistemas de catenária.
Projeto Nº 24035 – QT2 [2018 – 2019]
O projeto QT2 – Quiet Transformer 2 pretende consolidar e aplicar o conhecimento adquirido na multifísica do fenómeno de geração, transmissão e radiação de vibrações e ruído, com vista ao desenvolvimento e amadurecimento tecnológico de novas soluções de mitigação vibro-acústica para transformadores. São objetivos do projeto desenvolver modelos de cálculo para uma previsão mais precisa de ruído em vazio e em carga, desenvolver soluções tecnológicas de design estrutural e mitigação de ruído, que permitam reduzir a potência acústica do ruído em cada transformador, e a reavaliação e adequação do design estrutural, tecnologias de mitigação e de fabrico com vista a melhorar a qualidade do produto. É igualmente objetivo do projeto a disponibilização de novas ferramentas que possibilitem a otimização de processos e a industrialização de uma inovadora gama de transformadores de baixo-ruído.
Projeto Nº 24539 – Mobilizador 5G [2018 – 2020]
O projeto 5G – Componentes e serviços para redes 5G, é um mobilizador de abrangência Nacional, que visa contribuir ativamente para o desenvolvimento de tecnologias e serviços para a próxima geração de sistemas de comunicação 5G. O foco do projeto é a investigação, desenvolvimento, validação e demonstração integrada de um conjunto de produtos e serviços para redes 5G, coligindo e harmonizando esforços de diferentes agentes, com vista à criação de soluções inovadoras para o mercado global. Esses produtos cobrem a totalidade dos domínios funcionais das redes 5G, refletindo na sua organização essa estrutura de domínios: acesso, núcleo e sectores verticais (diferenciados por comunicação máquina a máquina e humana). Nos 36 meses do projeto, produtos para a rede de acesso (CRAN, CPE, probing), produtos de gestão e controlo da rede (Policy, MANO, AAA/DNS, monitoria) e de segurança (IDPS), serão especificados e concebidos. Conjuntamente, irão dar suporte a produtos e serviços para as áreas do IoT (monitorização/controlo de redes de distribuição de energia, ferrovias e sinais vitais) e multimédia de banda larga. No final do projeto, todos os produtos dos diferentes domínios, serão integrados e demonstrados, num ecossistema promotor de novos serviços 5G, que irá beneficiar de um ambiente de teste realista que é um campus universitário estendido.
O projeto 5G é liderado pela Altice Labs e tem como copromotores: Altran, Efacec, IT Center, Nokia, OneSource, PDM&FC, Ubiwhere, Wavecom, Instituto das Telecomunicações, Universidade de Coimbra, INESC TEC e o TICE.PT.
A Efacec centra a sua contribuição na área das Comunicações Machine-to-Machine (M2M) e técnicas específicas inovadoras, para demonstrar a utilização de redes 5G em aplicações críticas M2M, nomeadamente, para gestão de redes de energia e para soluções críticas de sinalização ferroviária suportadas em redes 5G.
Projeto Nº 33442 – DEMOCRAT [2018 – 2019]
O projeto DEMOCRAT – DEMOnstrator of a miCro grid integRAting sTorage, tem como objetivo maior implementar um piloto demonstrador de Gestão integrada de micro-rede com armazenamento de energia em baterias.
O projeto visa demonstrar um conceito inovador e integrado de micro-rede, aplicado a redes de Baixa Tensão, enquanto solução capaz de gerir eficientemente os seus Recursos Distribuídos de Energia (DER), como seja microgeração fotovoltaica, e atuar como um ativo de flexibilidade para a rede elétrica. A atuação em causa é realizada junto dos consumidores finais, pelo que os seus efeitos repercutem-se nos níveis de tensão superiores, melhorando consideravelmente a eficiência e a operação global do sistema elétrico – alavancando efetivamente a transição dos sistemas elétricos de energia para o paradigma das Smart Grids – permitindo, entre outros, aumentar a capacidade das redes de distribuição em hospedar mais DER, aumentar o share de energia renovável no mix energético e melhorar a qualidade de serviço e de energia.
O DEMOCRAT resulta da integração de um vasto conjunto de soluções e tecnologias inovadoras de Smart Grids da Efacec com soluções de armazenamento, para implementar uma solução chave-na-mão de micro-rede para aplicação em larga escala no sistema elétrico e realizar a demonstração da solução de gestão de micro-rede com Storage da Efacec, nomeadamente conversor, controladores e sistema de gestão.
Projeto Nº 33811 – GreenEst [2018 – 2020]
Atualmente, mais de 99% do parque de transformadores de potência mundial utiliza o óleo mineral como fluido dielétrico e de arrefecimento. Esta prática revela-se desadequada face à atual convergência do setor energético mundial para a sustentabilidade e biodegradabilidade. A utilização de ésteres como alternativa tem vindo a ser alvo de investimento à escala mundial, persistem alguns desafios técnico-científicos associados que são ainda segredo industrial.
O projeto GreenEst tem uma duração de 30 meses e visa endereçar esta oportunidade, tendo como objetivo principal a investigação e o desenvolvimento das técnicas e das tecnologias necessárias para a Efacec colocar no mercado uma nova geração de transformadores de potência até 500kV, imersos em éster, claramente mais sustentáveis e ecológicos. O projeto é liderado pela Efacec e tem como copromotores a REN e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O consórcio compreende as competências tecnológicas e industriais necessárias para atingir os resultados propostos.
HORIZON 2020
Projeto Nº 761913 – SliceNet [2017 – 2020]
O projeto SliceNet – End-to-End Cognitive Network Slicing and Slice Management Framework in Virtualised Multi-Domain, Multi-Tenant 5G Networks, tem como objetivo desenvolver e demonstrar uma inovadora arquitetura de rede baseada em “network Slicing”, como a tecnologia chave para o sucesso das redes 5G. O projeto endereça os desafios associados à gestão, controlo e orquestração de novos serviços, em particular, para aplicações da indústria e das utilities, assegurando qualidade de experiência e de serviço através de uma plataforma de “slicing” que utiliza tecnologias avançadas de virtualização e de inteligência artificial para gestão e controlo da rede, para operação de “slices “extremo-a-extremo e para fornecer serviços envolvendo múltiplos operadores de redes 5G.
O SliceNet envolve 14 parceiros Empresariais e Académicos de 9 países Europeus e 1 parceiro de Israel. A participação da Efacec no projeto tem como foco principal o desenvolvimento, teste e demonstração de soluções seguras e eficientes de smart grid com self-healing suportadas em comunicações sobre redes 5G.
Portugal 2020
Projeto Nº 24307 – DigiXsafe [2017 – 2019]
O projeto DigiXsafe tem como objetivo o desenvolvimento de um inovador sistema de segurança para proteção de Passagens de Nível. O novo sistema utilizará PLCs, com certificação de segurança SIL 4, e será baseado numa arquitetura de software inovadora, que permita agilizar os processos de desenvolvimento e de customização de novas soluções e certificação das mesmas, aumentando a competitividade e reduzindo o time-to-market. A nova solução irá dispor de um elevado grau de inteligência capaz de mimetizar os sistemas de “tempo de anúncio constante” mesmo em instalações do tipo “distância de anúncio constante”, o que irá representar uma novidade mundial no setor.
Projeto Nº 17796 – WinPSC [2017 – 2019]
O projeto WinPSC visa o desenvolvimento de células solares sensibilizadas de filme fino, sensibilizadas com perovskitas (PSC), tornando-as mais eficientes e reduzindo os custos de fabricação, por forma a aumentar o seu potencial para dar resposta à crescente procura de energia de fontes renováveis. A Efacec é o promotor líder tendo a Universidade do Porto e Universidade do Minho como parceiros do projeto. O Consórcio acredita que tem sido dedicado um grande esforço na obtenção de dispositivos com maior desempenho fotovoltaico, mas tem sido dada pouca atenção ao estudo de aspetos mais tecnológicos, embora essenciais para uma futura produção industrial.
HORIZON 2020
Projeto Nº 675318 – INCITE [2016 – 2019]
O projeto INCITE – Innovative controls for renewable source integration into smart energy systems, faz parte do programa Marie Sklodowska-Curie European Training Network (ITN-ETN), reúne 8 entidades oriundas de 7 países Europeus especialistas em sistemas elétricos de energia e tem como objetivo especializar 14 jovens investigadores em soluções avançadas de controlo para as redes elétricas do futuro. Atualmente, novos smart meters, geração distribuída, fontes de energia renovável e a preocupação com o meio ambiente estão a definir as redes de energia elétrica. Tal como os produtores, também os consumidores de energia são cada vez mais agentes ativos capazes de operar trocas de energia nos sistemas elétricos. Para maximizar o potencial das novas redes elétricas, é necessária uma ação harmonizada e coordenada de todos os intervenientes. Para tal, são necessários algoritmos avançados de controlo e atuação a diferentes níveis do sistema elétrico, melhorando a eficiência, a fiabilidade e a resiliência do mesmo. O projeto INCITE procura desenvolver algoritmos de controlo das redes seguindo uma visão holística redes elétricas do futuro e investigando diferentes tópicos, como sejam gestão de energia, estabilidade das varáveis críticas, monitorização e comunicação do comportamento dos sistemas de energia, armazenamento de energia, etc..
Portugal 2020
Projeto Nº 18006 – NEXTSTEP [2016 – 2021]
O projeto visa o desenvolvimento de um Posto de Transformação (PT) inovador e de nova geração. Os Copromotores Efacec Energia (líder do projeto), Eneida, Universidade de Coimbra, INESC TEC e ITeCons agregam a experiência e a expectativa da indústria, e oconhecimento e a capacidade científica que as entidades do SCTN aportam ao projeto, visando a criação e a aplicação de novo conhecimento científico, com demonstração na rede de distribuição em Baixa Tensão (BT) da E-REDES (ex-EDP Distribuição), entidade subcontratada.
No projeto serão desenvolvidas várias inovações tecnológicas, nomeadamente:
- Um invólucro modular com elevado desempenho térmico, acústico, físico e mecânico.
- Soluções para resiliência de rede: sensorização sem fios de grandezas elétricas e ambientais (energy harvesting, plug and play, intermutáveis/operáveis).
- Um controlador do PT com: arquitetura modular e distribuída; monitorização e self-healing remoto da rede BT; monitorização da condição dos ativos; gestão de ativos DER e iluminação pública; mapeamento automático e agnóstico de smart meters.
- Um transformador MT/BT, segundo o Ecodesign, com melhor eficiência energética, menor
potência sonora e um novo sensor de descargas parciais – DP. - Um dispositivo de aplicação flexível – no PT e na rede BT – para: regulação de tensão; prestação de serviços de rede, e.g. mitigação da distorção harmónica, equilíbrio de fases, compensação de cavas e de fator de potência.
- Um sistema de armazenamento de energia, segundo o Ecodesign, para: acrescentar dimensão à função do dispositivo anterior; aportar eficiência energética, com suporte de capacidade durante o self-healing.
Projeto Nº 17584 – iCubas 5D [2016 – 2019]
O projeto iCubas 5D representa um marco disruptivo no projeto mecânico de cubas para transformadores de potência, através da evolução da clássica de representação de planos 2D para um novo conceito de projeto baseado numa utilização de conhecimento 5D inovadora. Pretende-se assim juntar a potencialidade das mais modernas ferramentas de representação 3D, com o cálculo e desenho automático por forma a minimizar o tempo de passagem, tornando as soluções ainda mais simples e ergonómicas, “amigas do fabrico”, dando resposta às cada vez mais acrescidas preocupações em QAS (Qualidade, Ambiente e Segurança).
A concretização deste projeto em copromoção é assegurada pelo esforço conjunto da Efacec Energia, enquanto líder do consórcio, e da Universidade do Minho. O projeto aposta na criação e aplicação de conhecimento científico experimentalmente sustentado, sendo de salientar:
- Modelação de famílias paramétricas e associativas com recurso a algoritmos de cálculo mecânico avançado;
- Integração dos novos algoritmos para geração automática otimizada de desenhos para fabrico;
- Otimização de componentes segundo uma abordagem de engenharia concorrente centrada em técnicas DFMA (Design For Manufacturing & Assembly);
- Mitigação de ruído.
É objetivo do projeto garantir que as soluções desenvolvidas resultarão em importantes contributos para o aumento da competitividade da empresa.
Projeto Nº 11122 – DSGrid [2016 – 2018]
O DSGrid é um projeto pluridisciplinar que congrega conhecimentos das áreas de (i) energia elétrica, (ii) automação e proteção, (iii) comunicações, (iv) sistemas de tempo real, (v) sistemas embebidos, (vi) cibersegurança e (vii) tecnologias de informação e software, aportados pelas quatro entidades participantes, a Efacec Automação, EDP Distribuição, INESC TEC HASLab (High-Assurance Software Laboratory), e ISEP/IPP CISTER (Research Centre in Real-Time and Embedded Computing Systems). Esta tipologia de sistemas inteiramente digitais caracteriza-se pela integração de redes e substituição dos subsistemas analógicos de sinalização por comunicações de tempo-real e eletrónica, transformando a subestação numa plataforma integrada avançada de automação, controlo, proteção, monitorização e informação desde o processo até às interfaces remotas de supervisão e manutenção/gestão. As vantagens incluem a simplificação de instalações e processos, a flexibilidade e expansibilidade, interoperabilidade, desempenho e fiabilidade e segurança (safety) de operação.
Projeto Nº 11490 – ADMS4LV [2016 – 2018]
O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de gestão de redes BT cujo objetivo contribua para uma implementação efetiva das smart grids, através da criação de soluções flexíveis que permitam não só antecipar as tendências futuras, mas também suportar o aparecimento de novas soluções técnicas, comerciais e de regulação, fomentando assim uma maior eficiência na operação das redes elétricas. Partindo do potencial criado pelas diversas iniciativas de implementação de infraestruturas de smart metering, capazes de apoiar o desenvolvimento do conceito de smart grid, a rede de Baixa Tensão (BT) revela agora, mais que nunca, um conjunto de ativos com características heterogéneas. Enquanto as redes BT convencionais têm possibilidades de controlo muito limitadas, as smart grids oferecem agora várias possibilidades de gestão dinâmica da rede. É exatamente esse o objetivo do sistema ADMS4LV.
Projeto EEM@Future [2016 – 2018]
A Efacec Electrical Mobility executou o projeto EEM@Future com o objetivo de desenvolver novos produtos e de direcionar eficientemente a sua capacidade de produção a normas e requisitos específicos de cada mercado onde a empresa pretende reforçar ou obter um novo posicionamento no mercado dos carregadores de veículos elétricos.
Para tal, grande parte do investimento pretende melhorar a área fabril e laboratório de Inovação e Desenvolvimento com vista a permitir uma rapidez e maior flexibilidade de resposta face a necessidades ou solicitações específicas de desenvolvimento de produto, em função de cada mercado. Neste âmbito, importa reforçar que um carregador desenvolvido para o mercado asiático é diferente de um produto direcionado para o europeu, dados os requisitos e normas serem totalmente diferentes. Nesse sentido, urge a necessidade de conseguir metodologias e ferramentas internas mais ágeis para uma rapidez de resposta mais elevada face a lacunas de mercado ou solicitações específicas.
Portugal 2020
2015 – 2018
O projeto aqui apresentado, denominado «Power Flow», visa o desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia para os segmentos até 500 kW, com integração de nova tecnologia de baterias (como as Baterias de Fluxo Redox) na cadeia de conversão de energia, de forma a gerar solução otimizada para segmento residencial/condomínios (usando como base sistemas de 30kW a 60 kW) e comercial/industrial (até 500kW) privilegiando integração com sistemas fotovoltaicos. O projeto «Power Flow» propõe-se apresentar uma solução de armazenamento, conversão com eletrónica de potência e gestão de energia, mais racional, ecológica e eficiente que permitirá uma diminuição da utilização de combustíveis fósseis, e consequente diminuição da pegada carbónica.
2015 – 2017
O projeto “EVolution” visa desenvolver inovadoras soluções de carregamento de veículos elétricos (EVSE), nomeadamente em quatro áreas principais:
- Carga rápida com armazenamento de energia, o que permite otimizar a potência da instalação fazendo peak shaving, uma vez que este tipo de carga caracteriza-se por um consumo de pico elevado e um consumo médio bastante inferior;
- Na carga sem contacto (Wireless EV charge ou WEVC);
- Na carga super-rápida a potência elevada, até 500 kW, e a tensão elevada, até 900 V;
- Em soluções avançadas de controlo do processo de carregamento, dando sequência ao projeto EFA iCHARGE, desenvolvendo soluções baseadas no protocolo OCPP 2.0 e no protocolo ISO 15118 com enfâse na sua integração na rede elétrica e bidirecionalidade, e o desenvolvimento de um EV technical portal que permita uma gestão técnica dos elementos de uma rede de carregamento, complementar à gestão de negócio que normalmente já está presente.
2015 – 2017
O projeto SmarTHER CORE Transformers persegue o desenvolvimento integrado e transversal de capacidades (conhecimentos, metodologias e processos) que permitam a conceção e construção a curto-prazo de transformadores termicamente mais eficientes, mais inteligentes e mais flexíveis. O projeto foca-se em transformadores de potência do tipo CORE e assenta estrategicamente em 4 linhas de investigação complementares que serão conduzidas simultaneamente: 1) a modelização numérica multífisica e multidisciplinar combinada, 2) a modelização algébrica (portanto de ordem reduzida e mais simplificada), 3) as respetivas validações experimentais multi-escala e 4) a otimização do atual ciclo de desenvolvimento do produto. Este projeto, sendo transversal, será garantido por equipas internas da EFACEC (que se reforçarão) e simultaneamente recorrerá à subcontratação dos serviços da Universidade do Porto, cujo forte histórico de colaborações conjuntas na modelização térmica de transformadores se acredita garantir tamanha dimensão de resultados na escala de tempo apresentada. O objetivo é por isso atingir resultados a curto-prazo que permitam: 1) produzir transformadores de potência do tipo CORE com um Throughput Time reduzido em 17%, 2) produzir transformadores do tipo CORE com uma performance mais repetível reduzindo o seu custo médio em 2%, 3) e prever a performance térmica deste tipo de transformadores perante perfis dinâmicos de carga.
Projecto Nº 11494 – SmartTransit
2015 – 2017
O projeto SMARTTRANSIT alicerça-se na inovação tecnológica como fator diferenciador e decisivo para que o promotor e a UN Transportes reforce a sua capacidade de liderança em mercados internacionais e se posicione na vanguarda das empresas portuguesas exportadoras de tecnologia e de soluções avançadas. As realizações do projeto permitirão à empresa, aumentar a sua oferta, no que concerne a soluções chave-na-mão, para o segmento de mercado dos metros ligeiros e ferrovias, reforçando a competitividade, aumentando a autonomia tecnológica, aportando funcionalidades e ferramentas diferenciadoras dos demais fabricantes. Com o presente projeto pretende-se desenvolver uma nova solução orientada aos Sistemas de Ajuda à Exploração (SAE) e de informação ao passageiro/público, tendo como objetivo principal o controlo avançado da regularidade e da pontualidade do serviço de transporte que é disponibilizado, a informação em tempo real e o controlo e gestão das operações e dos recursos envolvidos. Pretende-se ainda desenvolver uma solução/ferramenta que permita auxiliar os operadores de transporte na implementação de práticas de condução ecológica, e uma solução avançada para comunicações assente nas tecnologias mais modernas para comunicações de voz e dados.
Apoios e incentivos – Projetos P2020
Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.
Merece destaque a Estratégia de Investigação e Inovação de Portugal para uma Especialização Inteligente nas suas componentes NACIONAL e REGIONAIS, que identifica as grandes apostas estratégicas inteligentes, que são temas com especialização científica, tecnológica e económica, nos quais Portugal e as suas regiões detêm vantagens comparativas e competitivas ou que revelaram potencial de emergir como tais. O alinhamento com essas estratégias constitui obrigatoriedade na concretização dos investimentos do Portugal 2020 em Investigação, Desenvolvimento tecnológico e Inovação (OT 1) e prioridade noutros casos, como por exemplo, no âmbito dos apoios à competitividade das PME (OT 3).
Estes princípios de programação estão alinhados com o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, prosseguindo a ESTRATÉGIA EUROPA 2020.”